dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.creator | Kühn, Francisca Veronese | |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T15:24:50Z | |
dc.date.available | 2017-05-02T15:24:50Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2809 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Mídias na Educação, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | COULD THE COMPUTER SCIENCE MAKE THE TEACHING-LEARNING
PROCESS MORE EFFECTUAL AND CREATIVE? The present study has as objective to
approach the importance of using computer science didactic resources in the teaching-learning
process, to make the pedagogical practice and it’s results more effectual and creative. It also
seeks to analyze and compare the use of such resources, in professor training today, in this
knowledge society, and in the past, when these resources were not part of the pedagogical
training, and not even in the routine of the people. The study approaches researches about
creativity for the professor self knowledge, as well as the relevance of the medias course in
the education has in the training and instructor’s upgrade. It’s also done a relate of the
professor’s interviews about the pedagogical practice with the computer science inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.title | A informática e o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação | por |
dc.description.resumo | A informática pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente e criativo?
O presente trabalho tem por finalidade abordar a importância do emprego dos recursos
didáticos da informática no processo ensino-aprendizagem para tornar a prática pedagógica e
seus resultados mais eficientes e criativos. Também busca analisar e comparar o uso de tais
recursos tanto na formação do professor hoje, na Sociedade do Conhecimento, e no passado,
quando estes recursos não faziam parte da formação pedagógica e nem no dia a dia das
pessoas. O estudo aborda pesquisas sobre a criatividade para o autoconhecimento do
professor, bem como a relevância que o curso de Mídias na Educação têm na formação e
atualização dos docentes. Faz-se também o relato de entrevistas a professores sobre a prática pedagógica com a inclusão da informática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |