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dc.contributor.advisorLemos Vasconcellos, Silvio José
dc.creatorPinto, Luíza Vieira Macedo
dc.date.accessioned2023-03-16T11:24:38Z
dc.date.available2023-03-16T11:24:38Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationPINTO, L.V.M. Sintomas de TDAH e suas correlações com regulação emocional em universitários. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28216
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractEmotional regulation is a complex process in which evaluation skills, attention, decision-making and inhibitory control are necessary. Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) is related to emotional dysregulation (ED), and there is growing evidence that ED is not only a trait, but a core symptom of ADHD. The goal of the present study is to use both Adult Self-Report Scale (ASRS-18) and Following Affective States Teste (FAST) to investigate possible correlations and differences between subjects with and without ADHD symptoms, specially differences relating to their way to cope and deal with affective states (emotions, moods, stress responses). Participants of the present study were all undergraduate students (72 male and 156 female), age (M=22,22; SD=5,11). Among all 224 subjects, 52 participants presented an ASRS-18 score suggestive of the presence of ADHD. Significant correlations were found between hyperactivity, attention deficit and the inclination to follow negative feelings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectEstados afetivospor
dc.subjectADHDeng
dc.subjectEmotional regulationeng
dc.subjectAffective Stateseng
dc.titleSintomas de TDAH e suas correlações com regulação emocional em universitáriospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologia.por
dc.description.resumoRegulação emocional é um processo muito complexo no qual são necessárias habilidades como avaliação, atenção, tomada de decisão e controle inibitório. O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido relacionado à desregulação emocional, e há evidências que sugerem que esse não seria apenas um traço, mas um dos sintomas principais desse transtorno. O objetivo do presente estudo é investigar através das escalas Adult Self-Report Scale (ASRS-18) e Followings Affective States Test (FAST), as correlações e possíveis diferenças entre indivíduos com e sem sintomas de TDAH no que se refere ao modo de lidar com estados afetivos (emoções, humores e respostas ao estresse). Participaram do estudo 72 homens e 156 mulheres, com média de idade 22,22 (DP=5,11), sendo todos estudantes universitários. Dentre os 224 participantes, 52 obtiveram escore sugestivo de TDAH. Correlações estatisticamente significantes foram encontradas entre as dimensões de desatenção e hiperatividade avaliadas pelo ASRS-18 e a propensão dos sujeitos a seguir afetos negativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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