dc.contributor.advisor | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.creator | Metz, Janice Neli Grings | |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T15:28:34Z | |
dc.date.available | 2017-05-05T15:28:34Z | |
dc.date.issued | 2012-12-17 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2838 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to elucidate the availability of information about the student cost in
the city of Nova Petrópolis, and understand how this is used for planning and
evaluation process of the results of public education services, without disregarding
the quality aspect of teaching. The research is based on internal documents and
published information in data banks, trying to establish comparative with other
municipalities and with the private initiative in terms of the relationship between
student cost and quality of education. Even if there is sufficient information for the
elaboration of the Economic Result Demonstration. The search strategy is a case
study, covering a survey data, trying to get more in-depth information on the subject.
It is descriptive as to the objectives and, as the approach, qualitative. As the
information generated internally by the institution it is not discharged the student cost,
making it impossible to draw up the ERD at the current moment. The accounting by
competence, requirement for the counting of costs incurred during a particular period, should be completed only in 2014. As the researched information, available in
external databases, refers to the spending per student, not the costs incurred in the
period, and the total invested in education, and may cause distortions in the analyzes
performed. If compared with other municipalities, and trying to relate with the Index of
Development of Basic Education, the municipality of Nova Petrópolis presents
significant results. This index is taken into account in the process of planning and
evaluation of results of the Municipality, yet not sufficiently formalized in Multiannual
Plan. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Custos | por |
dc.title | Gestão de recursos da educação: um estudo de caso sobre planejamento e avaliação de resultados no município de Nova Petrópolis | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Picada Café, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca elucidar a disponibilidade e importância de informações
acerca do custo aluno no Município de Nova Petrópolis, e compreender de que
forma este é utilizado processo de planejamento e avaliação de resultados dos
serviços públicos de educação, sem desconsiderar o aspecto da qualidade do
ensino. A pesquisa baseia-se em documentos internos e informações publicadas em
bancos de dados, buscando estabelecer comparativos com outros municípios, em
termos de relação entre custo aluno e qualidade do ensino. Inclusive se há
suficiência de informações para a elaboração da Demonstração do Resultado
Econômico. A estratégia de pesquisa consiste num estudo de caso, abarcando um
levantamento de dados, buscando obter informações mais aprofundadas sobre o
assunto. É descritiva quanto aos objetivos e, quanto a abordagem, qualitativa.
Quanto as informações geradas internamente pela instituição não é apurado o custo
aluno, inviabilizando a elaboração da DRE no momento atual. A contabilidade por
competência, requisito para a apuração dos custos incorridos em determinado
período, deverá ser concluída somente em 2014. Quanto a informações
pesquisadas, disponíveis em bancos de dados externos, referem-se a gastos por
aluno e não a custos incorridos no período, e a totais investidos na educação,
podendo gerar distorções nas análises efetuadas. Se comparados com outros
Municípios, e buscando relacionar com o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica, o Município de Nova Petrópolis apresenta significativos resultados. Este
índice é levado em consideração no processo de planejamento e avaliação de
resultados do Município, ainda que não devidamente formalizado no Plano
Plurianual. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |