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dc.contributor.advisorCoronel, Daniel Arruda
dc.creatorMetz, Janice Neli Grings
dc.date.accessioned2017-05-05T15:28:34Z
dc.date.available2017-05-05T15:28:34Z
dc.date.issued2012-12-17
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2838
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis work seeks to elucidate the availability of information about the student cost in the city of Nova Petrópolis, and understand how this is used for planning and evaluation process of the results of public education services, without disregarding the quality aspect of teaching. The research is based on internal documents and published information in data banks, trying to establish comparative with other municipalities and with the private initiative in terms of the relationship between student cost and quality of education. Even if there is sufficient information for the elaboration of the Economic Result Demonstration. The search strategy is a case study, covering a survey data, trying to get more in-depth information on the subject. It is descriptive as to the objectives and, as the approach, qualitative. As the information generated internally by the institution it is not discharged the student cost, making it impossible to draw up the ERD at the current moment. The accounting by competence, requirement for the counting of costs incurred during a particular period, should be completed only in 2014. As the researched information, available in external databases, refers to the spending per student, not the costs incurred in the period, and the total invested in education, and may cause distortions in the analyzes performed. If compared with other municipalities, and trying to relate with the Index of Development of Basic Education, the municipality of Nova Petrópolis presents significant results. This index is taken into account in the process of planning and evaluation of results of the Municipality, yet not sufficiently formalized in Multiannual Plan.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCustospor
dc.titleGestão de recursos da educação: um estudo de caso sobre planejamento e avaliação de resultados no município de Nova Petrópolispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Picada Café, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca elucidar a disponibilidade e importância de informações acerca do custo aluno no Município de Nova Petrópolis, e compreender de que forma este é utilizado processo de planejamento e avaliação de resultados dos serviços públicos de educação, sem desconsiderar o aspecto da qualidade do ensino. A pesquisa baseia-se em documentos internos e informações publicadas em bancos de dados, buscando estabelecer comparativos com outros municípios, em termos de relação entre custo aluno e qualidade do ensino. Inclusive se há suficiência de informações para a elaboração da Demonstração do Resultado Econômico. A estratégia de pesquisa consiste num estudo de caso, abarcando um levantamento de dados, buscando obter informações mais aprofundadas sobre o assunto. É descritiva quanto aos objetivos e, quanto a abordagem, qualitativa. Quanto as informações geradas internamente pela instituição não é apurado o custo aluno, inviabilizando a elaboração da DRE no momento atual. A contabilidade por competência, requisito para a apuração dos custos incorridos em determinado período, deverá ser concluída somente em 2014. Quanto a informações pesquisadas, disponíveis em bancos de dados externos, referem-se a gastos por aluno e não a custos incorridos no período, e a totais investidos na educação, podendo gerar distorções nas análises efetuadas. Se comparados com outros Municípios, e buscando relacionar com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Município de Nova Petrópolis apresenta significativos resultados. Este índice é levado em consideração no processo de planejamento e avaliação de resultados do Município, ainda que não devidamente formalizado no Plano Plurianual.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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