Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorSouza, Flávia Juliana de
dc.date.accessioned2014-06-04T11:56:28Z
dc.date.available2014-06-04T11:56:28Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/283
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph presents findings from a survey conducted as a final of the Specialization Course Lato-Sensu on Educational Management, Federal University of Santa Maria, with the locus of the Guild Student Mandela School Gloria in South Sapucaia-RS. The research aimed to investigate and analyze the process of formation of this College Student Guild and how this entity can be an important mechanism for the effective participation of the Democratic Management. Included as sources for data collection: questionnaire for students, recorded documents and the Statute of Student Guild Mandela, and with graphic analysis, presented results of conceptions that the students formed about participation and democracy, as well as the importance of vote in any future election of directors at the school. The research, based on the references of a qualitative approach in Education, was descriptive, analyzing data from the reality of the democratic processes of the school investigated, from a case study (TRIVIÑOS, 1987; BARDIN, 1977; ANDRÉ, 1984). For data analysis, extensive references were in the area of the Democratic Management (GADOTTI, 1994; PARO, 2001; LUCK, 2008; SILVA, 1986; COSTA, 2001; GENTILI 2000). The analysis carried out showed that the formation process of the Student Guild allowed the students to formulate concepts about democracy through practice experienced in the school environment, and that this participation is the way to form a full citizen of his rights and duties. From the data analyzed, it is also possible to observe that students find it important to participate in a future vote to elect the managers of this school and know how to define and assess the characteristics of a good manager, which should make the school a space for participation all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGrêmio estudantilpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleFormação de grêmio estudantil como mecanismo de participação em uma escola municipal de Sapucaia do Sul/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como locus o Grêmio Estudantil Mandela da Escola Glória, em Sapucaia do Sul RS. A pesquisa teve como objetivos investigar e analisar o processo de formação do Grêmio Estudantil desta Escola e como esta entidade pode ser um mecanismo de participação relevante para a efetivação da Gestão Democrática. Incluiu como fontes para a coleta de dados: questionário para alunos, Atas registradas e o Estatuto do Grêmio Estudantil Mandela; e através de gráficos e análises, apresentou-se resultados das concepções que os alunos formaram sobre participação e democracia, assim como também da importância de votar numa futura eleição de diretores na Escola. A pesquisa, sustentada nos referenciais da abordagem qualitativa em Educação, foi do tipo descritiva, analisando dados da realidade dos processos democráticos da Escola investigada, a partir de um estudo de caso (TRIVIÑOS, 1987; BARDIN, 1986; ANDRÉ, 1984). Para a análise dos dados, foram aprofundados referenciais da área da Gestão Democrática (GADOTTI, 1994; PARO, 2001; LÜCK, 2008; SILVA, 1986; COSTA, 2001; GENTILLI 2000). As análises realizadas evidenciaram que o processo de formação do Grêmio Estudantil permitiu aos alunos formularem conceitos sobre democracia através da prática vivenciada no ambiente escolar, e que essa participação é o caminho para formar um cidadão pleno de seus direitos e deveres. A partir dos dados analisados, é possível observar também que os alunos acham importante participar de uma futura votação para eleger os gestores dessa Escola e que sabem definir e avaliar as características de um bom gestor, o qual deverá tornar a Escola um espaço de participação para todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples