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dc.contributor.advisorBattistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.contributor.advisorSilva, Suzel Lima da
dc.creatorOliveira, Isabele Petry
dc.date.accessioned2023-03-28T13:42:38Z
dc.date.available2023-03-28T13:42:38Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28437
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectExtensão Universitáriapor
dc.subjectFormação Acadêmicapor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.titlePrograma de cuidado e atenção ao adolescente e à criança em tratamento oncológico: o impacto da extensão universitária na formação acadêmicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationTerapia Ocupacionalpor
dc.description.resumoA Extensão Universitária teve origem no começo do século 20, com o surgimento das primeiras universidades do Brasil, fazendo parte desde então, da formação de acadêmicos, caracterizando-se como um processo científico cultural e educativo. Em 2019 a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), publicou a Normativa N° 06/2019/PROGRAD de 31 de maio de 2019 que estabeleceu as orientações técnicas para inserção da extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, além disso, também editou a Resolução N° 003/2019, que regula a inserção das ações de extensão nos currículos de graduação, visa implementar ações para concretizar a Meta 12, Estratégia 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2014), a qual assegura um mínimo de 10% do total da carga horária dos currículos de graduação sejam realizadas em ações extensionistas, as quais devem ser incluídas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e podem se dar em diversas modalidades. Diante da importância do papel da extensão na formação acadêmica, bem como na comunidade em que se insere, este estudo teve como objetivo investigar o impacto da extensão universitária na formação acadêmica de estudantes bolsistas e voluntários de diversos cursos da UFSM que participaram do Programa Cuidado e Atenção à Criança e ao Adolescnte em Tratamento Oncológico (CAACTO) no período compreendido entre 2011 e 2020. Proposto pelo Curso de Terapia Ocupacional da UFSM, o programa propõe ações interdisciplinares voltadas às crianças e adolescentes em tratamento oncológico e a seus familiares cuidadores, na perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, os dados foram coletados por meio de Google Forms, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Obtivemos respostas de 27 dos 239 participantes do programa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFSM sob o parecer No 5.091.930/CAAE 52899521.9.0000.5346. Os resultados mostraram a relevância das ações extensionistas na formação acadêmica dos participantes do CAACTO tanto no que se refere ao aprendizado das especificidades da oncologia infantil quanto à prática profissional, o cuidado humanizado e interdisciplinar, bem como para a comunidade atendida. O estudo teve limitações, tendo em vista que obtivemos um número de participantes bem inferior ao total de acadêmicos que participaram do programa. Entretanto, concluiu-se que a extensão ao promover a articulação com o ensino e a pesquisa tem um papel relevante tanto para a formação acadêmica quanto para reafirmar o papel social da universidade frente à comunidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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