Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbegg, Ilse
dc.creatorMarques, Eliandra Gomes
dc.date.accessioned2017-05-11T12:51:53Z
dc.date.available2017-05-11T12:51:53Z
dc.date.issued2011-03-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2851
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe history of this research is due to concerns about the low employment of media in educational practices and bring an experience that provides students and teachers another look for the production of knowledge. In this research, we aim to build an environment for computer-supported collaborative learning as a strategy for teaching-learning in environmental education (EA). Bullying was cropping done on environmental issues as a problematizing issues such as violence while subject Constitution device. We seek to develop the methodological principles of action research, which has as its action, research and change of behaviour of the actors involved, that collectively involved in action in all its phases whose common purpose is to transform reality. The results showed that participants use strategies that cooperate to participatory and collective actions, demonstrating that the blog is a tool that problematize the process of computer-mediated interaction and collaborative production of texts that contribute to that education is transformative, criticism, emancipator, participatory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução colaborativapor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectBlogpor
dc.titleBlog na produção colaborativa em educação ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA história dessa pesquisa se deve às inquietações acerca do pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e trazemos uma experiência que proporcione aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento. Nessa pesquisa, objetivamos construir um ambiente para aprendizagem colaborativa apoiada por computador, como estratégia de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental (EA). O bullying foi o recorte feito sobre a temática ambiental como forma de problematizar questões como a violência enquanto dispositivo de constituição dos sujeitos. Buscamos desenvolver os princípios metodológicos da pesquisa-ação, que tem como características a ação, a pesquisa e a mudança de comportamento dos atores envolvidos, que, coletivamente, intervêm na ação em todas as suas fases, cuja finalidade comum é transformar a realidade. Os resultados demonstraram que os participantes utilizam de estratégias que cooperam para ações coletivas e participativas, demonstrando que o blog é uma ferramenta que problematiza o processo de interação mediada por computador e à produção de textos colaborativos, que contribuem para que a educação seja transformadora, crítica, emancipatória e participativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples