Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorMelgarejo, Cristina Oliveira
dc.date.accessioned2017-05-12T12:38:23Z
dc.date.available2017-05-12T12:38:23Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2856
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article presents a research in the comic strips genre (CS) as a resource at school, which we investigate, by means of a qualitative methodological approach, as these can enhance the development of reading and writing, and make reading a habit among the students. Thus, we developed activities mediated by CS with a 5th grade class from Public School for Primary Education Imperatriz Leopoldina of Porto Alegre - RS, since they showed great interest in this type of genre. Thus, research activities were conducted on the Internet and textual productions related to the emergence of the CS, and finally, the construction of computer-mediated CS. It should be noted that issues such as prevention bulliyng, drugs, values and commemorative dates, for such activities have been worked across disciplines. Throughout this Work, the classes have become more attractive with the help of technology. After application of the tasks, we also observed a great satisfaction by the students, they have produced excellent work. Moreover, it was possible a breakthrough in individual learning due to the integration of CS in school activities. We observe that the CS actually potentiated the development of reading and writing skills, developing in students the competence of the collective creation of computer-mediated CS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.titleO potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e da escrita: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoNeste artigo, apresenta-se uma pesquisa referente ao gênero textual histórias em quadrinhos (HQ) como recurso escolar, a qual se investigou, através de uma abordagem metodológica qualitativa, como estas podem potencializar o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como tornar a leitura um hábito entre os alunos. Desse modo, foram desenvolvidas atividades mediadas pelas HQ com uma turma do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina de Porto Alegre - RS, uma vez que eles demonstraram um grande interesse nesse tipo de gênero. Assim, foram realizadas atividades de pesquisa na Internet e produções textuais relacionadas ao surgimento das HQ e, por fim, a construção de HQ mediadas pelo computador. Cabe destacar que em tais atividades foram trabalhadas interdisciplinarmente as temáticas como prevenção ao bulliyng, drogas, valores e datas comemorativas. Ao longo deste trabalho, as aulas se tornaram mais atraentes com o auxílio das tecnologias. Após a aplicação das tarefas, também observou-se uma grande satisfação por parte dos alunos, os mesmos produziram excelentes trabalhos. Além disso, foi possível perceber um avanço na aprendizagem de cada indivíduo devido à integração das HQ nas atividades escolares. Portanto, notou-se que as HQ de fato potencializaram o desenvolvimento das habilidades da leitura e escrita, desenvolvendo, nos alunos, a competência da criação coletiva de HQ mediadas pelo computador.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples