dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Martins, Juliano Paines | |
dc.date.accessioned | 2017-05-15T14:53:19Z | |
dc.date.available | 2017-05-15T14:53:19Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2861 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to address education and pedagogical experiences in reading and
writing of elementary school students Regular State School High Emílio Alves Nunes, in
the municipality of Herveiras inside in the RS, from texts manipulated in virtual
environments called hypertext exemplified through the use of the Blog, Vídeo, and a comic
book editor. The methodology and development creates a workshop texts in the opposite
shift in which participated volunteered students from 6th to 9th grade in elementary school
grounded for tree lesson plans in reading and textual production presented in print (copied
the notebooks) and applied digital media (computer, camera and Internet connection) by the
students. It is concluded that the search the strategy promoted by the teacher to make
students become more engaged and competent in the practices of reading and textual
production of the discipline of Portuguese Language. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Leitura e produção textual | por |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Editor de história em quadrinhos | por |
dc.title | Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escrita | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura
e escrita de alunos do Ensino Fundamental Regular da Escola Estadual de Ensino Médio
Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras interior do RS, a partir de textos
manipulados em ambientes virtuais chamado de hipertextos exemplificados através do uso
do Blog, Vídeo e um editor de história em quadrinhos. Como metodologia e
desenvolvimento criou-se uma oficina de textos no turno inverso em que participaram
voluntariamente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental embasado por três planos de
aulas em leitura e produção textual apresentada em meio impresso (copiado nos cadernos) e
aplicada em meio digital (computador, filmadora e conexão pela internet) pelos alunos.
Conclui-se nessa pesquisa a estratégia promovida pelo professor em fazer os estudantes
ficarem mais atraídos e competentes nas práticas de leitura e produção textual da disciplina de língua portuguesa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |