Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorMartins, Juliano Paines
dc.date.accessioned2017-05-15T14:53:19Z
dc.date.available2017-05-15T14:53:19Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2861
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aims to address education and pedagogical experiences in reading and writing of elementary school students Regular State School High Emílio Alves Nunes, in the municipality of Herveiras inside in the RS, from texts manipulated in virtual environments called hypertext exemplified through the use of the Blog, Vídeo, and a comic book editor. The methodology and development creates a workshop texts in the opposite shift in which participated volunteered students from 6th to 9th grade in elementary school grounded for tree lesson plans in reading and textual production presented in print (copied the notebooks) and applied digital media (computer, camera and Internet connection) by the students. It is concluded that the search the strategy promoted by the teacher to make students become more engaged and competent in the practices of reading and textual production of the discipline of Portuguese Language.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeitura e produção textualpor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectEditor de história em quadrinhospor
dc.titleDa mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escritapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental Regular da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras interior do RS, a partir de textos manipulados em ambientes virtuais chamado de hipertextos exemplificados através do uso do Blog, Vídeo e um editor de história em quadrinhos. Como metodologia e desenvolvimento criou-se uma oficina de textos no turno inverso em que participaram voluntariamente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental embasado por três planos de aulas em leitura e produção textual apresentada em meio impresso (copiado nos cadernos) e aplicada em meio digital (computador, filmadora e conexão pela internet) pelos alunos. Conclui-se nessa pesquisa a estratégia promovida pelo professor em fazer os estudantes ficarem mais atraídos e competentes nas práticas de leitura e produção textual da disciplina de língua portuguesa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples