Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPimenta, Lizandra Flores
dc.creatorMorin, Vanessa Lago
dc.date.accessioned2017-05-16T10:28:57Z
dc.date.available2017-05-16T10:28:57Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2867
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis is an experience report in which the objective was to promote educational actions at the Waiting Room, in two Strategies of Family Health from Santa Maria - RS, with a focus in interdisciplinary and in the perspective in integral attention. Data Synthesis: Waiting Rooms were done with pregnant and their families, during the period that preceded the prenatal appointment, at the SFH Roberto Binato e Maringá. There were an average of 13 meetings, in each SFH, during September 2011 and January 2012. At the SFH Roberto Binato a nurse and a social advisor conducted the Waiting Room, while at the SFH Maringá, a physiotherapist and a nutritionist did it. Conclusion: it is understood that the proposed objective was reached, since educational actions were unleashed at the Waiting Room, and with a focus in interdisciplinary and in the perspective in integral attention, it was possible to do activities that run off the daily routine in the answering given to the pregnant at SFH, emphasizing the biological aspects of pregnancy, approximating users and professionals, breaking barriers that separate both subjects, as well as considering the demand specificities brought by them, and it was possible to allow the establishment of a reflection space around the pregnant and their unborn rights.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCuidado pré-natalpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.titlePráticas educativas no ciclo gravídico-puerperal - uma perspectiva interdisciplinar e de atenção integralpor
dc.title.alternativeEducational practices in pregnancy and childbirth- Interdisciplinary approach and full attentioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoRelato de experiência, com o objetivo de promover ações educativas em Sala de Espera, em duas Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Santa Maria - RS, com foco interdisciplinar e na perspectiva da atenção integral. Síntese dos dados: Foram realizadas ações educativas em Sala de Espera com gestantes e familiares, no espaço de tempo que antecedia a consulta de pré-natal, nas ESF Roberto Binato e Maringá. Aconteceram 13 encontros na ESF Binato e 15 encontros na ESF Maringá, no período de setembro de 2011 a janeiro de 2012. Na ESF Roberto Binato, conduziram a Sala de Espera uma enfermeira e uma assistente social, e na ESF Maringá, uma fisioterapeuta e uma nutricionista. Conclusões: O objetivo proposto foi alcançado, pois, ao desencadear ações educativas em Sala de Espera, foi possível realizar atividades que fogem à rotina diária de atendimento dispensado às gestantes das ESF - com ênfase nos aspectos biológicos da gestação-, além de aproximar usuários, profissionais e residentes multiprofissionais, romper barreiras que distanciam esses dois sujeitos. Permitiu considerar as especificidades das demandas apresentadas pelas gestantes e estabelecer um espaço de reflexão acerca do direito da gestante e de seu nascituro.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples