dc.contributor.advisor | Tonús, Daniela | |
dc.creator | Pereira, Dyuly de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T16:19:44Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T16:19:44Z | |
dc.date.issued | 2021-05-27 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28716 | |
dc.description.abstract | El nacimiento de un niño con discapacidad transforma la vida diaria de una familia,
cambiando los roles ocupacionales que las persolas desempeñas, así como sus
ocupaciones. El objetivo del estudio fue identificar posibles cambios en los roles
ocupacionales de los padres y cuidadores después del nacimiento de un niño con
discapacidad. Es un enfoque cuantitativo y cualitativo. La recolección de datos se realizó
mediante el instrumento Lista de Identificación de Roles Ocupacionales y una entrevista
semiestructurada. Los resultados fueron analizados utilizando estadísticas simples y
basadas en análisis de contenido. Participaron del estudio diez padres y cuidadores de
estudiantes de una Escuela y Asociación de Padres y Amigos de los Excepcionales en la
región central del estado de Rio Grande do Sul - Brasil. Los resultados mostraron que existe
influencia en el desempeño de roles ocupacionales desde el nacimiento de un niño con
discapacidad, destacando una caída del 70% y 60%, respectivamente, en los roles de
estudiante y trabajador. Estos fueron considerados por todos los participantes como muy
importantes en su vida diaria. De esta forma, se considera que, a lo largo del tiempo, las
familias han establecido estrategias de adaptación y reestructuración en la dinámica familiar,
siendo el rescate de roles ocupacionales o la adquisición de nuevos roles un camino
importante para las intervenciones con esta población. | spa |
dc.description.abstract | The birth of a child with a disability transforms the daily life of a family, changing the
occupational roles performed, as well as their occupations. The aim of the study was to
identify possible changes in the occupational roles of parents and caregivers after the birth of
a child with a disability. It is a quantitative and qualitative approach. Data collection took
place using the Occupational Roles Identification List instrument and a semi-structured interview. The results were results with simple statistics and from the content analysis. Ten
parents and caregivers of students from a School and Association of Parents and Friends of
the Exceptional in the central region of the state of Rio Grande do Sul - Brazil participated in
the study. The results showed that there is an influence on the performance of occupational
roles from the birth of a child with a disability, highlighting a fall of 70% and 60%,
respectively, in the roles of student and worker. These were considered by all participants to
be very important in their daily lives. Thus, it is considered that, over time, families establish
adaptation for adaptation and localization in the family dynamics, with the rescue of
occupational roles or the acquisition of new roles being an important path for intervention
with this population. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.subject | Crianças com deficiência | por |
dc.subject | Ocupações | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | spa |
dc.subject | Niños con discapacitado | spa |
dc.subject | Ocupación | spa |
dc.subject | Occupational Therapy | eng |
dc.subject | Disabled children | eng |
dc.subject | Occupation | eng |
dc.title | Identificando as possíveis alterações nos papéis ocupacionais de pais e cuidadores após o nascimento de uma criança com deficiência | por |
dc.title.alternative | Identificar posibles cambios en las funciones ocupacionales de los padres y cuidadores después del nacimiento de un niño con discapacidad. | spa |
dc.title.alternative | Identifying possible changes in the occupational roles of parents and caregivers after the birth of a child with a disability | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | por |
dc.description.resumo | O nascimento de uma criança com deficiência transforma o cotidiano de uma família,
alterando os papéis ocupacionais desempenhados, bem como suas ocupações. O objetivo
do estudo foi identificar possíveis alterações nos papéis ocupacionais de pais e cuidadores
após o nascimento de uma criança com deficiência. É uma abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu utilizando o instrumento Lista de Identificação dos
Papéis Ocupacionais e uma entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados
com estatística simples e a partir da análise de conteúdo. Participaram do estudo dez pais e
cuidadores de alunos de uma Escola e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da
região central do estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Os resultados apontaram que, existe
influência no desempenho dos papéis ocupacionais a partir do nascimento de uma criança
com deficiência destacando uma queda de 70% e 60%, respectivamente, nos papéis de
estudante e trabalhador. Estes, foram considerados por todos os participantes como muito
importantes no cotidiano. Considera-se dessa forma que, as famílias estabeleceram no
decorrer do tempo, estratégias para adaptação e reestruturação na dinâmica familiar, sendo
o resgate de papéis ocupacionais ou aquisição de novos papéis um importante caminho
para intervenções junto a essa população. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |