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dc.contributor.advisorTonús, Daniela
dc.creatorPereira, Dyuly de Freitas
dc.date.accessioned2023-04-17T16:19:44Z
dc.date.available2023-04-17T16:19:44Z
dc.date.issued2021-05-27
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28716
dc.description.abstractEl nacimiento de un niño con discapacidad transforma la vida diaria de una familia, cambiando los roles ocupacionales que las persolas desempeñas, así como sus ocupaciones. El objetivo del estudio fue identificar posibles cambios en los roles ocupacionales de los padres y cuidadores después del nacimiento de un niño con discapacidad. Es un enfoque cuantitativo y cualitativo. La recolección de datos se realizó mediante el instrumento Lista de Identificación de Roles Ocupacionales y una entrevista semiestructurada. Los resultados fueron analizados utilizando estadísticas simples y basadas en análisis de contenido. Participaron del estudio diez padres y cuidadores de estudiantes de una Escuela y Asociación de Padres y Amigos de los Excepcionales en la región central del estado de Rio Grande do Sul - Brasil. Los resultados mostraron que existe influencia en el desempeño de roles ocupacionales desde el nacimiento de un niño con discapacidad, destacando una caída del 70% y 60%, respectivamente, en los roles de estudiante y trabajador. Estos fueron considerados por todos los participantes como muy importantes en su vida diaria. De esta forma, se considera que, a lo largo del tiempo, las familias han establecido estrategias de adaptación y reestructuración en la dinámica familiar, siendo el rescate de roles ocupacionales o la adquisición de nuevos roles un camino importante para las intervenciones con esta población.spa
dc.description.abstractThe birth of a child with a disability transforms the daily life of a family, changing the occupational roles performed, as well as their occupations. The aim of the study was to identify possible changes in the occupational roles of parents and caregivers after the birth of a child with a disability. It is a quantitative and qualitative approach. Data collection took place using the Occupational Roles Identification List instrument and a semi-structured interview. The results were results with simple statistics and from the content analysis. Ten parents and caregivers of students from a School and Association of Parents and Friends of the Exceptional in the central region of the state of Rio Grande do Sul - Brazil participated in the study. The results showed that there is an influence on the performance of occupational roles from the birth of a child with a disability, highlighting a fall of 70% and 60%, respectively, in the roles of student and worker. These were considered by all participants to be very important in their daily lives. Thus, it is considered that, over time, families establish adaptation for adaptation and localization in the family dynamics, with the rescue of occupational roles or the acquisition of new roles being an important path for intervention with this population.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.subjectCrianças com deficiênciapor
dc.subjectOcupaçõespor
dc.subjectTerapia Ocupacionalspa
dc.subjectNiños con discapacitadospa
dc.subjectOcupaciónspa
dc.subjectOccupational Therapyeng
dc.subjectDisabled childreneng
dc.subjectOccupationeng
dc.titleIdentificando as possíveis alterações nos papéis ocupacionais de pais e cuidadores após o nascimento de uma criança com deficiênciapor
dc.title.alternativeIdentificar posibles cambios en las funciones ocupacionales de los padres y cuidadores después del nacimiento de un niño con discapacidad.spa
dc.title.alternativeIdentifying possible changes in the occupational roles of parents and caregivers after the birth of a child with a disabilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationTerapia Ocupacionalpor
dc.description.resumoO nascimento de uma criança com deficiência transforma o cotidiano de uma família, alterando os papéis ocupacionais desempenhados, bem como suas ocupações. O objetivo do estudo foi identificar possíveis alterações nos papéis ocupacionais de pais e cuidadores após o nascimento de uma criança com deficiência. É uma abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu utilizando o instrumento Lista de Identificação dos Papéis Ocupacionais e uma entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados com estatística simples e a partir da análise de conteúdo. Participaram do estudo dez pais e cuidadores de alunos de uma Escola e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da região central do estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Os resultados apontaram que, existe influência no desempenho dos papéis ocupacionais a partir do nascimento de uma criança com deficiência destacando uma queda de 70% e 60%, respectivamente, nos papéis de estudante e trabalhador. Estes, foram considerados por todos os participantes como muito importantes no cotidiano. Considera-se dessa forma que, as famílias estabeleceram no decorrer do tempo, estratégias para adaptação e reestruturação na dinâmica familiar, sendo o resgate de papéis ocupacionais ou aquisição de novos papéis um importante caminho para intervenções junto a essa população.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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