Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorStefanello, Lucimara Moro
dc.date.accessioned2014-06-04T13:20:45Z
dc.date.available2014-06-04T13:20:45Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/287
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the pedagogical use of computers and, more specifically, the Internet in expanding the training of teacher / manager, through interdisciplinarity. References Theoretical and practical thematize seek opportunities to set up the Internet as educational space, which makes the unfolding of a cycle of interactive work. For this study, we sought to support the qualitative approach, using a procedure educational meetings with teachers and students of the Private School of Professional Education in Computer Technician Course, located in a municipality in the central region of Rio Grande do Sul, in addition to literature review and questionnaires. The theoretical approaches to computing in education, its use as a training tool for teaching and learning, aspects that come to promote the work of managers in team participation. Thus, rather than a technology research and communication, the internet as an effective tool to support teacher / manager in the development of their educational activities, which affects the education of students in terms of creativity and criticality. For that to happen, in fact, it is necessary that the teacher / manager assumes the role of mediator in the interaction with the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectGestorpor
dc.titleGestão educacional e o ensino na era digital: por uma formação integradapor
dc.title.alternativeManagement education and teaching in the digital age: why an integrated trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva investigar o uso pedagógico da informática e, mais especificamente, da internet na ampliação da formação do professor/gestor, por intermédio da interdisciplinariedade. As referências teórico-práticas buscam tematizar as possibilidades de configurar a internet como espaço formativo, o que proporciona o desenrolar de um ciclo de trabalho interativo. Para a realização deste trabalho, buscou-se apoio na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento encontros pedagógicos com professores e alunos da Escola Particular de Educação Profissional no Curso Técnico de Informática, localizada em um município da região central do Rio Grande do Sul, além da revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A fundamentação teórica aborda a informática na educação, sua utilização formativa como ferramenta de ensino e de aprendizagem, aspectos que vêm a promover um trabalho de gestores em equipe participativa. Sendo assim, mais que uma tecnologia de pesquisa e comunicação, a internet efetiva-se como ferramenta de auxílio ao professor/gestor no empreendimento de suas atividades educativas, o que repercute na formação do aluno em termos de criatividade e de criticidade. Para que isso aconteça, de fato, é necessário que o professor/gestor assuma o papel de mediador na interação com a comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples