Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorSilva, Cenira Rodrigues da
dc.date.accessioned2023-05-03T14:25:26Z
dc.date.available2023-05-03T14:25:26Z
dc.date.issued2007-07
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28918
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSistemaspor
dc.subjectPAIUBpor
dc.subjectProvãopor
dc.subjectSINAESpor
dc.titleAvaliação da educação superior: do PAIUB ao SINAES (1994-2004)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoPor meio desse artigo faz-se uma abordagem dos sistemas, critérios e instrumentos utilizados no Brasil para avaliação da educação superior ao longo de dez anos (1994-2004), buscando dessa forma, compreender, em que medida a avaliação da educação está atrelada à transformação dos rumos da universidade, ou seja, da melhoria da qualidade das atividades por ela desenvolvidas. Como metodologia, recorreu-se, principalmente aos programas de avaliação institucional das universidades brasileiras disponibilizados pelas Comissões do Ministério da Educação. Nesses documentos encontra-se, de forma detalhada, o PAIUB, o ENC (Provão) e o SINAES. O PAIUB refere-se ao Programa de Avaliação Institucional das Universidade Brasileiras, o qual vigorou no período de 1994 a 1996, tendo sido substituído pelo Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão) o qual vigorou como instrumento de avaliação no período de 1996 a 2003, quando foi então substituído, a partir de 2004, pelo Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). Concluindo, espera-se que o SINAES corresponda às expectativas da comunidade, principalmente a universitária, já que envolve todas as instituições de educação superior, cursos e estudantes do país numa avaliação que abarca múltiplos instrumentos. Portanto, é um processo sistemático de identificação de mérito e valor com condições de mapear a real situação da educação superior no Brasil, apontando possíveis distorções a serem corrigidas para que dessa forma, se chegue a uma educação superior de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto