dc.contributor.advisor | Santin, Silvino | |
dc.creator | Dei Svaldi, Marúcia Ivandra | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T12:37:46Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T12:37:46Z | |
dc.date.issued | 2004-12-16 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29013 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Corporeidade | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Realização | por |
dc.title | A identidade do ser humano é corporal | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do movimento Humano, SubÁrea
Pedagogia do Movimento Humano, na linha de Corporeidade e apresenta como tema a identidade do ser
humano como sendo corporal. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica paralela a observação do comportamento
humano e conversas de estudo sobre o tema com vistas a descrever a como é construída a identidade destes seres
enquanto corpo e como se relacionam com seu corpo: se o possuem como objeto para obtenção ou realização de
algo – o TER corpo; ou se vivenciam o ser que são simplesmente o sendo – o SER corpo. Descrevemos como, a
partir da História, surgiu a idéia de considerar o corpo como propriedade e como foi dividido em fragmentos que
distanciam o humano da unicidade que é. Analisamos como as identificações do ser corporal podem ou
necessitam ocupar espaço na sociedade atual. Avaliamos como fatores religiosos, princípios de educação, a
ciência, a ética, o conhecimento, as convivências afetam diretamente a construção de uma identidade desde o
nascimento da pessoa e a acompanham influenciando em cada atitude tomada. Observamos os conflitos pessoais
demonstrados nos comportamentos humanos vindos do confronto entre razão e emoção. Percebemos que para
que todos possamos exercer o ser corporal uno que somos, desenvolvendo todas nossas potencialidades, nos
realizando em nossa totalidade basta que escolhamos o amor como emoção-guia de nossas demais escolhas
diárias. Concluímos que para a humanidade viver plenamente, o simples ato de desenvolver o equilíbrio entre a
razão e a emoção e, ter no amor e no respeito nossa base de comportamento , são a solução. Para tanto basta que
nos observemos em cada atitude e que queiramos esta humanidade viva dando cada um o primeiro passo, pois a
humanidade somos e está em cada um de nós. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |