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dc.contributor.advisorLink, Dionisio
dc.creatorMarques, Eliandra Gomes
dc.date.accessioned2017-05-18T13:52:13Z
dc.date.available2017-05-18T13:52:13Z
dc.date.issued2010-11-29
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2905
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph presents the results of a research-action in Environmental Education developed with farmers in rural communities in the municipality of Bandeirante/SC during the months August to October 2010. As this research is linked to an educational process, has as objective to propose strategies for environmental education and the inclusion of social technologies for the treatment of domestic sewage in rural areas of Bandeirante/SC. It’s thought, particularly in rural development, but farmer’s family live in an illusory if sustainable development that says and that in practice it’s socially exclusionary, ecologically incorrect and economically unviable. The thoughts presented underscore the importance of collective work and action-reflection, therefore, believed that, through changes everyday life’s quality farmers and the relationship they have with the environment in which they live was favored, contributing to sustainable rural development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTecnologia socialpor
dc.subjectSaneamento ruralpor
dc.subjectDesenvolvimento rural sustentávelpor
dc.titleEducação ambiental e tecnologia social: juntas por um desenvolvimento rural sustentávelpor
dc.title.alternativeEnvironmental education and social technology: together for sustainable rural developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa-ação em Educação Ambiental desenvolvida com agricultores familiares de comunidades rurais do município de Bandeirante/SC entre os meses de agosto a outubro de 2010. Por essa pesquisa estar atrelada a um processo educativo, tem-se como objetivo propor estratégias de ações de Educação Ambiental e a inclusão de tecnologias sociais para o tratamento de dejetos domésticos no meio rural do município de Bandeirante/SC. Pensa-se, sobretudo, em desenvolvimento rural, mas os agricultores familiares vivem em um ilusório desenvolvimento que se diz sustentável e que na prática é socialmente excludente, ecologicamente incorreto e economicamente inviável. As reflexões apresentadas ressaltam a importância do trabalho coletivo bem como da ação-reflexão, pois, acredita-se que, através de mudanças cotidianas, a qualidade de vida desses agricultores e a relação que os mesmos têm com o meio em que vivem foi favorecida, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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