Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAquistapasse, Lusa Rosangela Lopes
dc.creatorMossi, Cristian Poletti
dc.date.accessioned2017-05-19T13:28:58Z
dc.date.available2017-05-19T13:28:58Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2910
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2009.por
dc.description.abstractStarting from the presupposition that man has always created objects aiming at stylizing its day by day and establishing, thus, its material culture, which is also composed, amongst other elements, by its textiles that besides recovering and protecting its body also work as social and cultural differentiators, the present research had the main purpose of remodeling the motif known as Paisley and from that creating shawls for feminine fashion appropriate to the current textile design market. There are several theories for the true origin and signification of the proposed motif, however, what is known is that it was brought from India by British soldiers when they returned from the east wars, during the Industrial Revolution, in the XIX century, and presented their wives with long wool clothes from Cachemira where such format was weaved. Ever since, the Paisley motif has been used in the ornamentation of the most varied surfaces, especially in the contemporanity, which favors multiple and several cultural appropriations and (re)visitations in design, in fashion and in the most varied visual productions, it appears in several ways and still with great acceptation. The creative process of this investigation, based on the intercrossing of the methodologies proposed by Mike Baxter (2000) – “Visual Dashboard” Tool – and by Luiz Vidal Negreiros Gomes (2001) – Steps to the Creative Process – has grounded the inventive path of the shawls collection which is separated, according to specific characteristics, in three distinct lines that are complemented to each other. The first one, based on mango (referential applied by the indigenous culture for creating the Paisley motif), constitutes the Paisley Mangífera summer line, the second one, based on pinecone (referential applied by the Scottish culture for creating the Paisley motif), constitutes the Paisley Araucaria winter line and the third one, named Paisley Origin, which have no specific use season and is based on the drawing resultant from the hybridization of both referential. Such research reached good results, presenting both a drawing for stamping and a collection of shawls highly differentiated in relation to those that are currently found.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.subjectMotivo Paisleypor
dc.subjectXale para moda femininapor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.titleDesign têxtil: a remodelagem do motivo Paisley na criação de xales para moda femininapor
dc.title.alternativeTextile design: the remodeling of the Paisley motif in the making of shawls for feminine fashioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoPartindo do pressuposto que o homem sempre criou objetos com o intuito de estilizar seu cotidiano, instituindo assim sua cultura material, a qual está composta, entre outros elementos, também por seus têxteis que servem tanto para recobrir e proteger seu corpo, quanto como diferenciação cultural e social, esta pesquisa teve por objetivo principal remodelar o motivo conhecido por Paisley e a partir disso, criar xales para moda feminina, congruentes com o mercado do design têxtil atual. Há inúmeras teorias para a verdadeira origem e significação do motivo proposto, porém o que se sabe é que ele foi trazido da Índia pelos soldados britânicos que voltavam das guerras no oriente durante a Revolução Industrial no século XIX e presenteavam suas mulheres com longos xales de lã da Cachemira, onde tal formato era tecido. Desde então, o motivo Paisley fora utilizado na ornamentação das mais variadas superfícies e especialmente na contemporaneidade, momento que favorece múltiplas e diversas apropriações e (re)visitações culturais no design, na moda e nas mais variadas produções visuais, o mesmo apresenta-se de diversos modos e ainda com grande aceitação. O processo criativo desta investigação, pautado no entrecruzamento das metodologias propostas por Mike Baxter (2000) - Ferramenta ‘Painel Visual’ - e por Luiz Vidal Negreiros Gomes (2001) – Passos para o Processo Criativo – fundamentaram o percurso inventivo da coleção de xales, a qual se divide, de acordo com características específicas, em três linhas distintas, porém que se complementam entre si. A primeira, com base na manga (referencial utilizado para a criação do motivo Paisley pela cultura indiana), constitui a linha de verão Paisley Mangífera, a segunda, baseada na pinha (referencial utilizado para a criação do motivo Paisley pela cultura escocesa), constitui a linha de inverno Paisley Araucária e a terceira, nomeada Paisley Origem, a qual não tem estação de uso específica e baseia-se no desenho resultante da hibridação de ambos os referenciais. Considerase que tal pesquisa alcançou bons resultados, apresentando tanto um desenho para estampagem quanto um conjunto de xales bastante diferenciados do que se encontra atualmente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

Mostrar registro simples