Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorMachado, Maria Angélica
dc.date.accessioned2017-05-26T12:51:03Z
dc.date.available2017-05-26T12:51:03Z
dc.date.issued2010-08-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2939
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper presents reflections on the reality of the destruction of riparian vegetation along the river in the town of Paranhana, Parobé, Brazil, made with 8th grade students in a school. The study sets up on a literature search and exploratory, where, after a study on the subject in the classroom, students were led to know the truth and identify the major environmental problems of the riparian forest in the region. Students, through empirical data collected in the population of the city and in the context studied, could verify that the riparian forest is yielding its space for the emergence of neighborhoods and this puts at risk the quality of environmental and social life of residents, who suffer the constant flooding, without a more effective supervision of the authorities. Through research, students could see how much you need will promote the integration of environmental concerns in the formulation of socioeconomic policies of small towns, thereby, lower environmental impacts. The goal of the situations proposed in the research was to get students involved in future research may otherwise manage the relationship with the environment in which you press for the preservation and conservation of the same, which will discover the important social role that they engaged in setting up a new sustainable society. And before the placement of students held after the survey, one can see that they are prepared to change their behavior, simply so that is provided more information and investment in teaching materials and training courses for parents, teachers and community in general.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMata ciliarpor
dc.subjectUrbanizaçãopor
dc.subjectEnchentepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleEducação ambiental:um olhar sobre a destruição da mata ciliar do Rio Paranhana na cidade de Parobé - RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education: a look at the destruction of riparian vegetation of Paranhana River in Parobé, Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo apresenta reflexões acerca da realidade da destruição da mata ciliar do rio Paranhana, na cidade de Parobé, feita com alunos da 8ª série da rede estadual de ensino. O estudo configura-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, onde, após um estudo sobre o assunto em sala de aula, os alunos foram levados a conhecerem a realidade e a identificarem os principais problemas ambientais da mata ciliar na região. Os alunos, através de dados empíricos coletados no universo da cidade e no contexto estudado, puderam verificar que a mata ciliar está cedendo seu espaço para o surgimento de bairros e isso coloca em risco a qualidade de vida ambiental e social dos moradores, que sofrem com as constantes enchentes, sem que haja uma fiscalização mais efetiva das autoridades. Com a pesquisa, os alunos puderam verificar o quanto é necessário à promoção da integração de preocupações ambientais nas formulações das políticas socioeconômicas das pequenas cidades, tornando assim, menores os impactos ambientais. O objetivo das situações propostas na pesquisa foi fazer com que os alunos envolvidos na pesquisa pudessem, futuramente, gerenciar de outra forma a relação com o meio ambiente. Para que primem pela preservação e conservação do mesmo e que venham a descobrirem o importante papel social que eles exercem na configuração de uma nova sociedade sustentável. Diante das colocações dos alunos, realizadas após a pesquisa, se pode constatar que eles estão preparados para uma mudança de comportamento, bastando para tanto, que seja fornecido mais informações e investimento em material didático e cursos de capacitação para os pais, os professores e a comunidade em geral.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples