dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Beber, Bianca Ligabue da Fonseca Costa | |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T12:32:42Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T12:32:42Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/293 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Whereas the educational manager is an agent essential for a smooth running of a school and to work as a team, because it exerts a strong influence on others, conducted a study seeking to address and understand the role of the school manager and that way it contributes within this framework for a quality education, thus analyzing the characteristics, challenges and ways that help in guiding the development of the ability to lead, getting the expertise you need to build a manager along with your group a quality school. The research is a bibliographic and is supported by the ideas of Lück (2005), Libâneo (2003/2004/2011), Ferreira e Aguiar (2006), Toschi (2011), Fullan (2000) and Sampaio (2004). Anyway with this work, it became possible to analyze the extent of the work of the educational manager aiming to search for a quality school, thus showing an intense work but it does not become unreachable . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestor educacional | por |
dc.subject | Escola de qualidade | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.title | O papel do gestor na construção de uma escola de qualidade | por |
dc.title.alternative | Manager 's role in building a quality school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando que o gestor educacional é um agente essencial para um bom andamento de uma escola e para o trabalho em equipe, pois o mesmo exerce forte influência sobre os demais, realizou-se um estudo buscando abordar e entender o papel do gestor escolar e de que forma o mesmo contribui dentro deste âmbito para uma qualidade de educação, analisando assim as características, desafios e caminhos norteadores que auxiliam para o desenvolvimento da capacidade de liderar, obtendo a competência técnica que necessita um gestor para construir juntamente com seu grupo uma escola de qualidade. A pesquisa é bibliográfica e tem como suporte as ideias de Lück (2005), Libâneo (2003/2004/2011), Ferreira e Aguiar (2006), Toschi (2011), Fullan (2000) e Sampaio (2004). Enfim com este trabalho, tornou-se possível analisar a amplitude do trabalho do gestor educacional objetivando a busca por uma escola de qualidade, mostrando assim um trabalho intenso porem não se tornando inalcançável. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |