dc.contributor.advisor | Marin, Elizara Carolina | |
dc.creator | Minuzzi, Evelize Dorneles | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T15:27:02Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T15:27:02Z | |
dc.date.issued | 2010-04-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2941 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Projetos de ensino | por |
dc.subject | Pesquisa e extensão | por |
dc.subject | Racionalidade prática | por |
dc.title | A ênfase dada à formação inicial do professor de Educação Física do CEFD/UFSM a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão do período de 2009 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a ênfase da formação inicial proposta
pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e registrados no GAP no ano de
2009 pelo corpo docente do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), bem como investigar quem são os alunos envolvidos em tais
projetos. Trata-se de uma pesquisa documental – desenvolvida por meio do levantamento e
análise dos projetos com registro (tanto novo quanto em andamento) em 2009 no GAP/CEFD –, e
exploratória, realizada por meio do levantamento dos alunos envolvidos em tais projetos.
Integraram a análise documental da investigação setenta e oito projetos de ensino, pesquisa e
extensão. Através desta foi possível constatar que a grande parte dos projetos está voltada para o
enfoque biológico-esportivo e com caráter de extensão, sendo que a maioria dos alunos que
participam desses projetos são os acadêmicos da Licenciatura (Versão-2005), que acabam se
inserindo em projetos com propostas diferentes aos seus futuros campo de trabalho. O conjunto
de projetos propostos no ano de 2009 ao mesmo tempo em que sinalizaram características e
habilidades do modelo da racionalidade técnica do conhecimento, as quais estão sendo
materializadas na formação inicial dos graduandos de licenciatura, também apresentam possíveis
redirecionamentos e caminhos para uma formação inicial vista como uma atividade reflexiva,
permanente e criativa, que se pode situar no modelo da racionalidade prática. As reflexões
construídas apontam para a extrema importância de refletir sobre as repercussões e as
contribuições dadas pelo currículo oculto na conjuntura da formação inicial, já que os projetos de
ensino, pesquisa e extensão são modelos de ações concretas que contribuem para o
desenvolvimento do perfil dos acadêmico-docentes. Esboçando para isso a premissa de que para
existirem cursos de ensino superior voltados à prática pedagógica escolar, a mudança depende de
um entendimento e de um encaminhamento coletivo através de espaços de reflexões acerca do
trabalho docente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |