Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorDias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
dc.date.accessioned2014-06-12T12:59:43Z
dc.date.available2014-06-12T12:59:43Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/295
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aimed to examine how happens Construction Education Programme in Basic School. To this end, we sought theoretical foundation with the following authors: Alonso (2003), Farfus (2008), Ferreira (2007), N. Ferreira (2004), Freire (1996), Libâneo (2007 and 2008), Palma (2008), Sander (2005), Vasconcellos (1999), Veiga (2002) and Vieira (2006), among others who contributed to the construction of the research. With this discussion among the chosen authors and research in a school of public basic education, there was an investigation, according to some assumptions of content analysis ( Bardin, 2011), about the process of building the political project - teaching in this school in Três Passos. Those scholars discuss the Political Project - Teaching is the framework for the construction of school democracy. Starting up the achievements that will initiate new articulations of the educational process, because it means entry into the construction of an education that receives new forms of educational policies. Becoming clear that the political project - teaching is a process in which there is a need of attention of educators, students, and finally the school community. The paper presents the following research question: how does the construction of the political project - teaching in the primary education system? To provide answers to the central question, this monograph was organized methodologically in a qualitative research format, with the focus investigative case study, detailing the reason to get description and theoretical basis with interviews with people involved with the phenomenon investigated the throughout its development .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básicapor
dc.title.alternativeConstruction project political-teaching in school of basic educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RSpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a Construção do Projeto Pedagógico na Escola de Educação Básica. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica com os seguintes autores: Alonso (2003), Farfus (2008), Ferreira (2007), N. Ferreira (2004), Freire (1996), Libâneo (2007 e 2008), Palma (2008), Sander (2005), Vasconcellos (1999), Veiga (2002) e Vieira (2006), dentre outros que contribuíram com a construção da pesquisa. Com essa discussão entre os autores escolhidos e pesquisa em uma escola de educação básica de rede pública, realizou-se uma investigação, conforme alguns pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), sobre o processo de construção do projeto político - pedagógico desta escola no município de Três Passos. Os referidos estudiosos abordam que o Projeto Político – Pedagógico é o marco para a construção da democracia escolar. Começando-se as conquistas que darão início a novas articulações do processo educacional, pois significam o ingresso na construção de uma educação que recebe novas formas de políticas educacionais. Ficando claro que o projeto político – pedagógico é um processo no qual há a necessidade da atenção de educadores, alunos, enfim da comunidade escolar. O trabalho apresenta a seguinte questão de pesquisa: como acontece a construção do projeto político – pedagógico na escola de educação básica? Para oferecer respostas à questão central, este estudo monográfico organizou-se metodologicamente no formato de uma pesquisa qualitativa, tendo como enfoque investigativo o estudo de caso, pelo motivo de obter detalhamentos, descrição e fundamentação teórica com entrevista com pessoas envolvidas com o fenômeno investigado ao longo do seu desenvolvimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples