Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivete Souza da
dc.creatorMoro, Letícia Gonçalves Borin
dc.date.accessioned2017-05-29T14:45:57Z
dc.date.available2017-05-29T14:45:57Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2960
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aims to examine how general managers Municipal School Adelmo Genro Simas, face the cases of children victims of domestic violence who come to school. The study was carried out under the imprint qualitative approach and focus on the case study, with the method of data collection questionnaire. The collaborative research was a teacher, educational coordinator and guidance counselor. For the theoretical framework were used as authors: Azevedo (1984), Libâneo (2011), Luck (2000), Maturana (2002) (2008), Minayo (2001) Ricotta (1999), among others. . Through data analysis it was noted during the survey a constant evasion of questions and answers in deep objectivity, it demonstrates the complexity of the subject, and especially the lack of knowledge of it by this teacher and these managers. I found that even the surveyed saying they felt prepared to face the cases of children who arrive at school Domestic violence victims, they do not know whether to conceptualize the term domestic violence, as also lack knowledge about everywhere complaints. But feel important in helping these children. Importantly, perhaps managers and teacher judge is prepared to participate because of constantly continuing education courses in the area searched.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectViolência domésticapor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleReflexos da violência doméstica na escola: um desafio para o gestor escolarpor
dc.title.alternativeReflections of domestic violence in school: a challenge for the school managereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar como os gestores da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, enfrentam os casos de crianças vítimas de Violência Doméstica que chegam a escola. O estudo se realizou sob a abordagem de cunho qualitativa e sobre o enfoque do estudo de caso, tendo como método para a coleta dos dados o questionário. A pesquisa teve como colaboradoras uma professora, a coordenadora pedagógica e a orientadora educacional. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como: Azevedo (1984), Libanêo (2011), Luck (2000), Maturana (2002) (2008), Minayo (2001) Ricotta (1999), entre outros. Por meio da análise dos dados notou-se no decorrer do questionário uma constante fuga aos questionamentos e profunda objetividade nas respostas, isso demonstra a complexidade do tema e, sobretudo a falta de conhecimento do mesmo por parte dessa professora e dessas gestoras. Verifiquei que mesmo as pesquisadas afirmando sentirem-se preparadas para enfrentar os casos de crianças que chegam à escola vítimas de violência Doméstica, elas não sabem, se quer, conceituar o termo Violência Doméstica, quanto também não possuem conhecimento sobre todos os lugares de denúncias. Porém sentem-se importantes na ajuda a essas crianças. É importante frisar que talvez os gestores e professora julgam-se preparados, pelo fato de participarem constantemente de cursos de formação continuada na área pesquisada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples