dc.contributor.advisor | Bender Filho, Reisoli | |
dc.creator | Machado, Vlairton Luis da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T14:53:43Z | |
dc.date.available | 2017-05-29T14:53:43Z | |
dc.date.issued | 2013-01-05 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2961 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Whereas the school is the specific field of professional practice and policy of the teacher, which will fit tasks to ensure students a solid mastery of knowledge and skills, develop their intellectual capacities, and represents a significant contribution for the formation of citizens active, creative and critical, able to participate in the struggle for social transformation, it is necessary to do an analysis regarding school community participation in school management, this research was conducted, in 2012, at the Municipal School of Basic Education Forest in the Ibirubá City - RS, on the subject of Participative Management at school, involving parents, teachers, directors, staff and students. The work was developed through literature searches and surveys showed that dados relevant to the research. To reach the objectives, we used the methodology, a qualitative approach, so we conducted a field survey, enabling dados analysis, this study has to objective understand and analyze the use of participative management in the School Forest, based perception of the school community. It can be concluded that the overall goal and the specific objectives were achieved. Parents and students know what is participative management, teachers and management team has been active seeking to integrate the community with the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Gestão participativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no ano de 2012 | por |
dc.title.alternative | Participatory management of municipal school forest elementary school in the year of 2012 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jacuizinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando que a escola é o campo específico de atuação profissional e política do professor, à qual cabem as tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, além de representar uma significativa contribuição para a formação de cidadãos ativos, criativos e críticos, capazes de participar nas lutas pela transformação social, torna-se necessário e pertinente analisar a participação da comunidade escolar na gestão da escola. O trabalho foi desenvolvido, no ano de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no Município de Ibirubá – RS, tendo como tema a Gestão Participativa no cotidiano escolar, envolvendo pais de alunos, professores, equipe Diretiva, funcionários e alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e questionários que evidenciaram dados relevantes para a pesquisa. Para atingir os objetivos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, viabilizando assim a análise dos dados. A partir dos quais, pode-se concluir que Os pais e alunos desconhecem o que seja a gestão participativa, os professores e equipe diretiva tem participação ativa buscando integrar a comunidade com a escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |