Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBender Filho, Reisoli
dc.creatorMachado, Vlairton Luis da Costa
dc.date.accessioned2017-05-29T14:53:43Z
dc.date.available2017-05-29T14:53:43Z
dc.date.issued2013-01-05
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2961
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractWhereas the school is the specific field of professional practice and policy of the teacher, which will fit tasks to ensure students a solid mastery of knowledge and skills, develop their intellectual capacities, and represents a significant contribution for the formation of citizens active, creative and critical, able to participate in the struggle for social transformation, it is necessary to do an analysis regarding school community participation in school management, this research was conducted, in 2012, at the Municipal School of Basic Education Forest in the Ibirubá City - RS, on the subject of Participative Management at school, involving parents, teachers, directors, staff and students. The work was developed through literature searches and surveys showed that dados relevant to the research. To reach the objectives, we used the methodology, a qualitative approach, so we conducted a field survey, enabling dados analysis, this study has to objective understand and analyze the use of participative management in the School Forest, based perception of the school community. It can be concluded that the overall goal and the specific objectives were achieved. Parents and students know what is participative management, teachers and management team has been active seeking to integrate the community with the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleGestão participativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no ano de 2012por
dc.title.alternativeParticipatory management of municipal school forest elementary school in the year of 2012eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jacuizinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando que a escola é o campo específico de atuação profissional e política do professor, à qual cabem as tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, além de representar uma significativa contribuição para a formação de cidadãos ativos, criativos e críticos, capazes de participar nas lutas pela transformação social, torna-se necessário e pertinente analisar a participação da comunidade escolar na gestão da escola. O trabalho foi desenvolvido, no ano de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no Município de Ibirubá – RS, tendo como tema a Gestão Participativa no cotidiano escolar, envolvendo pais de alunos, professores, equipe Diretiva, funcionários e alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e questionários que evidenciaram dados relevantes para a pesquisa. Para atingir os objetivos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, viabilizando assim a análise dos dados. A partir dos quais, pode-se concluir que Os pais e alunos desconhecem o que seja a gestão participativa, os professores e equipe diretiva tem participação ativa buscando integrar a comunidade com a escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples