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dc.creatorSilva, Cristian Martins da
dc.date.accessioned2023-07-10T17:59:08Z
dc.date.available2023-07-10T17:59:08Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29664
dc.description.abstractSpatial Visualization Skills (SVS) can be defined as the ability to mentally visualize, manipulate and recognize an object. In the last two decades, a growing number of researches have discussed the potential of SVS as evidence and justification in teaching and learning problems in the area of Mathematics. Given its relevance in the context of Mathematics Education and its presence in Basic Education, mainly in Didactic Books (DB) and in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), it is understood the importance of addressing SVS in teacher training, and, in addition, the need to propose activities that develop SVS is evident. Therefore, a possible proposal is to associate these tasks with Digital Technologies (DT). In view of the above, the objective of this research is to investigate possibilities of working with SVS articulated with DT in a teacher training course. In this way, the present dissertation was structured in the format of articles, in which the five stages for the research are described: the first is the discussion of the theoretical aspects of SVS; the second consists of a mapping of dissertations on SVS; the third is the analysis of the presence of SVS in DB tasks; the fourth stage is the occurrence of questions present in ENEM tests that depend on the HVE to be resolved; the fifth step refers to the elaboration and application of a sequence of activities to develop SVS in a training course for Mathematics teachers. In this way, the first three stages of the investigation are characterized as Bibliographic Research, the fourth as Documentary Research and the last, being applied, as a Case Study. In this sense, based on the results of each stage, understand how some authors classify SVS, it was possible to place the research carried out in relation to the others selected in the mapping, evaluate how SVS are present in DB and how it is not broadly developed from of the analyzed categories, as well as in relation to ENEM questions that require certain visualization actions for resolution. Finally, the elaboration of a sequence of activities articulating the development of SVS with the use of DT showed how Dynamic Geometry Environments, in particular GeoGebra, played an important role in the exercise of spatial visualization with students of a teacher training course of math. In addition, this research found emerging difficulties in the development of SVS and expands the discussion on how to overcome these obstacles with the use of DT.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabilidades de visualização espacialpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectLivros didáticos.por
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopor
dc.subjectFormação de professores de matemáticapor
dc.subjectSpatial visualization skillseng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectDidactic bookseng
dc.subjectNational High School Examinationeng
dc.subjectFormation of mathematics teacherseng
dc.titleHabilidades de visualização espacial na formação de professores de matemáticapor
dc.title.alternativeSpatial visualization skills in mathematics teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um número crescente de pesquisas tem discutido o potencial das HVE como evidência e justificativa em problemas de ensino e aprendizagem na área de Matemática. Dada sua relevância no contexto da Educação Matemática e diante da sua presença na Educação Básica, principalmente nos Livros Didáticos (LD) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entende-se a importância de abordar as HVE na formação de professores, e, além disso, evidencia-se a necessidade de propor atividades que desenvolvam as HVE. Sendo assim, uma possibilidade de proposta é associar essas tarefas às Tecnologias Digitais (TD). Mediante o exposto, o objetivo desta pesquisa é investigar possibilidades de trabalhar as HVE articuladas às TD em um curso de formação de professores. Dessa forma, a presente dissertação foi estruturada no formato de artigos, em que descrevem-se as cinco etapas para a pesquisa: a primeira é a discussão dos aspectos teóricos das HVE; a segunda consiste em um mapeamento de dissertações sobre HVE; a terceira é a análise da presença das HVE em tarefas de LD; a quarta etapa é a ocorrência de questões presentes em provas do ENEM que dependem das HVE para serem resolvidas; a quinta etapa refere-se à elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para desenvolver HVE em um curso de formação de professores de Matemática. Desta forma, as três primeiras etapas da investigação caracterizam-se como Pesquisa Bibliográfica, a quarta como Pesquisa Documental e a última, sendo aplicada, como um Estudo de Caso. Nesse sentido a partir dos resultados de cada etapa foi possível, entender como alguns autores classificam as HVE, situar a pesquisa realizada em relação às demais selecionadas no mapeamento, avaliar como as HVE estão presente nos LD e como ela não é desenvolvida de forma ampla a partir das categorias analisadas, assim como em relação às questões do ENEM que exigem determinadas ações de visualização para a resolução. Por fim, a elaboração de uma sequência de atividades articulando o desenvolvimento das HVE com o uso das TD evidenciou como os Ambientes de Geometria Dinâmica, em especial o GeoGebra, desempenharam um papel importante no exercício da visualização espacial com alunos de um curso de formação de professores de Matemática. Além disso, a presente pesquisa constatou dificuldades emergentes no desenvolvimento das HVE e amplia a discussão de como superar esses empecilhos com o uso das TD.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Pozzebon, Simone
dc.contributor.referee2Bulegon, Ana Marli
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857802763678212por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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