dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Marangon, Marcio Luis | |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T14:24:55Z | |
dc.date.available | 2017-06-01T14:24:55Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2977 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to examine the relationship between school management and philosophy in its reintroduction in schools, viewing difficulties, experiences and possible changes in this process. Participated in 05 public schools and 01 public schools, through the understanding of directors, teacher trainers and teachers in the classroom, based on research at public schools in the city of Constantine (RS). Qualitative research and case study were the methodological approach that was against the daily life of schools. To that end, we conducted a questionnaire with open questions, analyzed through simple categorization, content analysis approximate. The interpretations of the information elicited and alternative possibilities of interpretation to the theme of Philosophy and Educational Management, with a scientific nature and reliable. Viewing the contributions, it is understood that even though an awareness of the inclusion of philosophy in school, has great difficulties in legitimizing their space. However, this does not prevent its relationship with management regarding the search for an education focused on human development. You can tell from this that the work brings good notes to the understanding of the relationship and Philosophy School Management, contributing (a change of synonyms) in understanding the act of educating and training their conceptions of individuals facing the most critical. It is a first step forward to a little discussed subject, but can yield good results. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Formação humana | por |
dc.title | A gestão educacional e a filosofia no município de Constantina (RS) | por |
dc.title.alternative | Educational management and philosophy: possible connections in the city of Constantina (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisou a relação entre Gestão Escolar e Filosofia em sua reintrodução nas escolas, visualizando dificuldades, experiências e transformações possíveis neste processo. Participaram 05 escolas municipais e 01 escola estadual, através do entendimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores de sala de aula, tendo como base de pesquisa a rede pública de Ensino do Município de Constantina (RS). A pesquisa qualitativa e o estudo de caso constituíram a abordagem metodológica que foi de encontro ao cotidiano das escolas. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas, analisado através de categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. A interpretação das informações suscitaram possibilidades de interpretação e alternativas ao tema da Filosofia e Gestão Educacional. Visualizando as contribuições, se compreende que mesmo tendo uma consciência a respeito da inserção da Filosofia na escola, tem-se grandes dificuldades quanto a legitimação de seu espaço. No entanto, isso não impede sua relação com a Gestão no que se refere a busca por uma educação voltada a formação humana. Pode-se dizer a partir disso, que o trabalho traz bons apontamentos à compreensão da relação Filosofia e Gestão Escolar, contribuindo no entendimento do ato de educar e em suas concepções frente a formação de indivíduos mais críticos. É um primeiro passo frente a um tema pouco abordado, mas que pode render bons frutos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |