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dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorMünchen, Sinara
dc.date.accessioned2017-06-01T15:21:49Z
dc.date.available2017-06-01T15:21:49Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe city of Santa Maria / RS is the headquarters of the Federal University of Santa Maria, an institution that offers opportunity for adolescents and young people of the city and region to seek for a place in higher education. In this sense there is a strong action of the schools of this city in order to push students to obtain places in public higher education, so that many of these institutions replace the school curriculum programming scripts by the programs of the ingression offered by the University. The insertion of these curricula in schools can lead to changes in the way of teachers' work; therefore, the intention of this research was to evaluate possible changes in the performance of the teaching of the discipline of Chemistry in relation to the use of these curricula. This research presents as methodology the study of case because it is a specific phenomenon of sharp and significant occurrence in the city of Santa Maria / RS. Five teachers working in public schools in the city of Santa Maria / RS were interviewed. From these lines were found four categories that represent the influence of the PEIES curriculum in the performance of these teachers. The categories were: entering the PEIES Program in schools; PEIES impact of the teaching-learning process; view on the influence of PEIES in school, and teaching PEIES after insertion. Through these it was possible to identify some points of influence in teaching this program, such as lack of time to address the content, limited to lectures and unconcern with learning aimed only at assessing the PEIES.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior)por
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectIngresso ao ensino superiorpor
dc.titleA influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe influence of Program Admission to Higher Education – PEIES, in practice of Chemistry teachers of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA cidade de Santa Maria/RS é sede da Universidade Federal de Santa Maria, instituição que oferece oportunidade aos adolescentes e jovens da cidade e região a buscarem uma vaga no ensino superior. Nesse sentido há uma forte ação das escolas desta cidade no sentido de impulsionar os estudantes à obtenção de vagas no ensino superior público, de forma que muitas destas instituições substituem os currículos escolares pelos roteiros programáticos referentes aos programas de ingresso oferecidos pela Universidade. A inserção destes currículos nas escolas pode acarretar modificações no modo de trabalho dos professores, portanto, o intuito desta pesquisa foi verificar possíveis alterações na atuação da classe docente da disciplina de Química em relação à utilização destes currículos. Esta pesquisa apresenta como metodologia o estudo de caso por tratar-se de um fenômeno específico de ocorrência acentuada e expressiva na cidade de Santa Maria/RS. Cinco professores atuantes em escolas públicas do município de Santa Maria/RS foram entrevistados. A partir destas falas foram encontradas quatro categorias que representam a influência do currículo do PEIES na atuação docente destes professores. As categorias encontradas foram: Inserção do Programa do PEIES nas escolas; Impacto do PEIES no processo de ensino-aprendizagem; Visão sobre a influência do PEIES na escola; e A docência após a inserção do PEIES. Através destas foi possível identificar alguns pontos de influência deste programa no trabalho docente, como falta de tempo para abordagem dos conteúdos, limitação às aulas expositivas e despreocupação com a aprendizagem visando somente à avaliação do PEIES.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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