Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorMello, Maria Aline da Silva
dc.date.accessioned2017-06-02T12:26:55Z
dc.date.available2017-06-02T12:26:55Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2982
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractEarly childhood education and childhood, have not always been recognized as important steps in human life. There was much fighting for the kindergarten win their place in society as a formative institution. However, there is still a long road to be traveled, so that people actually understand the importance of early childhood education, and that the work of these institutions have the quality that is necessary for the right to education of children is in fact accomplished. This study aimed to understand the relationships that are established and the factors governing the work of the school management in early childhood education in municipal schools of the cities of Rio Grande Ernestina and Tapera, specifically aiming to clarify what is the profile of the managers of the institutions participating in the survey , emphasizing the necessity of a democratic and participatory management, revealing the challenges and possibilities in school management, as well as explain the possibilities that the training in Pedagogy nurture the professional management team, management of these institutions. Addressed issues related to management in early childhood education, with a brief historical account of the journey in search of recognition of educational space, analyzing the important role played by the management team in carrying out the work of this institution, and the functions that the professional trained in the course of Education can play in this sphere of institutional organization. Through research, highlights the importance attributed to the work of the management team as well as the search for the realization of a democratic and participative management in a sphere that prioritizes the collective work towards a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleO papel do pedagogo na gestão da educação infantil: um estudo acerca de concepções e práticas escolarespor
dc.title.alternativeThe role of pedagogy management of early childhood education: a study about the designs and educational practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação infantil, bem como a infância, nem sempre foram reconhecidas como etapas importantes na vida do ser humano. Houve muita luta para que a educação infantil conquistasse seu espaço na sociedade como instituição com caráter formativo. No entanto, ainda há um caminho longo para ser percorrido, para que de fato as pessoas compreendam a importância da educação da primeira infância, e para que o trabalho realizado nestas instituições tenha a qualidade que é necessária para que o direito à educação das crianças seja de fato efetivado. O presente estudo objetivou compreender as relações que são estabelecidas e os fatores que regem o trabalho na gestão escolar da educação infantil em escolas municipais das cidades Rio-Grandenses de Ernestina e Tapera, almejando especificamente esclarecer qual é o perfil dos gestores das instituições participantes da pesquisa, ressaltar a necessidade da realização de uma gestão democrática e participativa, revelando os desafios e as possibilidades existentes na gestão escolar, bem como explanar as possibilidades que a formação em Pedagogia oportuniza aos profissionais da equipe gestora, na gestão destas instituições. Foram abordadas questões referentes à gestão na educação infantil, fazendo um breve relato da caminhada histórica em busca do reconhecimento deste espaço educativo, analisando o importante papel exercido pela equipe gestora na realização do trabalho desta instituição, bem como as atribuições que o profissional formado no curso de Pedagogia pode exercer nesta esfera da organização institucional. Através da pesquisa, evidencia-se a importância atribuída ao trabalho da equipe gestora, bem como a busca pela efetivação de uma gestão participativa e democrática, em uma esfera que prioriza o trabalho coletivo, em prol de uma educação de qualidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples