dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Magalhães, Catarina Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T12:26:45Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T12:26:45Z | |
dc.date.issued | 2010-12-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2986 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this study was to analyze the structure and mechanisms of
implementation of democratic management from the joint reflection of the
theoretical and practical school administration. The democratic management of
education is enabling the democratization of access and permanence of children
and youth in schools, promotion of professional education and quality education
for all through the organization of society and the deepening of citizenship. The
methodology chosen was the field of literature and a qualitative, being the main
perpetrators were investigated Saviani (2000), Lebanon (1995), Gadotti
(1998,1995, 2005), among others. According to literature, the effective and
conscious of the segments that make up the school community is a condition for
development efforts, actions and programs that aim to citizenship. Thus,
democratic management, led by the coordinator and manager, must be supported
by an educational project, developed and implemented by all concerned. This
process must be based on principles that ensure the equality and participation.
Should encourage and ensure the mobilization in order to allow the expression of
their ideas, and that they can be discussed and considered when decisions are
made collectively. The fieldwork was conducted in a public school and involved
parents, and teachers. Data analysis revealed a mix of contradictions, advances,
setbacks, efforts towards realization of a democratic management in schools.
Seek to give substance to the argument checking in the empirical and the
mechanisms for effective community intervention in day-to-school day are being
put into practice, which allowed us to see many contradictions between what is
preached in the speech and what is done in everyday life. Nevertheless, we found
that target key initiatives for building democracy within the school studied. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola participativa | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | A participação da gestão escolar na construção do projeto político pedagógico | por |
dc.title.alternative | Participation of school management in the construction of political pedagogical project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo principal deste estudo foi analisar a estrutura e os mecanismos de
implementação da gestão democrática a partir da reflexão conjunta dos aspectos
teóricos-práticos da administração escolar. A gestão democrática da educação
vem possibilitar a democratização do acesso e a permanência das crianças e
jovens nas escolas, a valorização do profissional da educação e a educação de
qualidade para todos, através da organização da sociedade e do aprofundamento
da cidadania. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e de campo do
tipo qualitativa, sendo que os principais autores investigados foram Saviani (2000)
, Libaneo (1995), Gadotti (1995, 1998, 2005), dentre outros. Segundo literatura
pertinente, a participação efetiva e consciente dos segmentos que constituem a
comunidade escolar é condição para o desenvolvimento de esforços, ações e
programas que visem à cidadania. Dessa forma, a gestão democrática, conduzida
e coordenada pelo gestor, deve ser sustentada por um projeto pedagógico,
elaborado e implementado por todos os envolvidos. Esse processo deve
fundamentar-se nos princípios que garantam a igualdade e participação. Deverá
incentivar e assegurar a mobilização no sentido de possibilitar a expressão de
suas idéias, e que as mesmas possam ser discutidas e consideradas no momento
da decisão coletiva. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública
municipal e envolveu pais, e professores. A análise dos dados evidenciou um
misto de contradições, avanços, recuos, esforços na tentativa de realização de
uma gestão democrática no âmbito escolar. Procurarmos dar substância à
argumentação verificando na prática como os mecanismos de intervenção efetiva
da comunidade no dia-a-dia escolar estão sendo postos em prática, o que nos
permitiram enxergar muitas contradições entre o que se apregoa no discurso e o
que se realiza no cotidiano. Não obstante, encontraram-se iniciativas importantes
que apontam para a construção democrática no interior da escola pesquisada. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |