Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorMelo, Maria Eudes Zeferino de
dc.date.accessioned2017-06-05T12:41:51Z
dc.date.available2017-06-05T12:41:51Z
dc.date.issued2010-12-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2988
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to investigate the process of relations, their challenges in the democratic management, the causes of the weaknesses of communication within the school environment and their implications for teaching and learning. The school is a social unit as a culture, constantly changing depending on the dynamics of relationships between principals, teachers and other school segment, it is understood that there is a proper climate to encourage participation among group members, building their own identity allowing the necessary changes in the structuring of administrative work and pedagogical. Fitting to who is ahead in the educational process, direct structuring mechanisms in the field of interpersonal relations, ensuring the process of democratic management in accordance with our Constitution of 1988 coupled with the educational legislation LDB 9394/96. The arguments presented in this work had the effect of CARVALHO (2000), FREIRE, P.(1985, 2010) LUCK; HELOISA (2009), GADOTTI (1999), FRITZEN (2009), among other authors who also have a sensitivity to the theme. Observe that the relations affect all the work and the educational process. This is a set of factors using the power of autonomy which may influence the learning process of students. The field research found that the model of democratic management in some institutions is nothing but hype, leaving the empty talk of democratic actions, despite being in consonance with the laws of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectDesafios na gestão democráticapor
dc.titleGestão democrática e os desafios das relações interpessoais na escola pública em Fortaleza - Cearápor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA finalidade da presente monografia é investigar o processo das relações, seus desafios na gestão democrática, as causas das fragilidades da comunicação no ambiente escolar e suas consequências para o ensino e aprendizagem. A Escola é uma unidade social com uma cultura em constante mudança em função da dinâmica das relações entre diretores, professores e demais segmentos da escola, compreende-se que existe um clima próprio para estimular a participação entre os elementos do grupo, construindo sua própria identidade possibilitando as mudanças necessárias da estruturação do trabalho administrativo e pedagógico. Cabendo a quem está à frente do processo educativo, direcionar os mecanismos de estruturação, no campo das relações interpessoais, assegurando o processo da gestão democrática, em consonância com a nossa Constituição de 1988 acoplada com a legislação da educação LDB, 9394/96. Os argumentos apresentados no decorrer do trabalho contaram com a influência de CARVALHO (2000), FREIRE, P.(1985, 2010) LUCK; LÜCK (2009), GADOTTI (1999), FRITZEN (2009) entre outros autores que, igualmente, apresentam sensibilidade ao tema desenvolvido. Observase que as relações afetam todo o trabalho e o processo educativo. A pesquisa trata de um conjunto de fatores usando o poder da autonomia o que poderá influenciar o processo da aprendizagem dos discentes. A pesquisa de campo constata que o modelo de gestão democrática em algumas instituições não passa de modismo, deixando a fala no vazio das ações democráticas, mesmo estando em consonância com a legislação da educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples