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dc.contributor.advisorFajardo, Ricardo
dc.creatorMonteiro, Francine Lanes
dc.date.accessioned2017-06-05T14:40:59Z
dc.date.available2017-06-05T14:40:59Z
dc.date.issued2010-12-16
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2994
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research aims to survey about the main concepts of mathematics teachers about the evaluative process in schools. Through a survey held in schools of Julio de Castillos city, belonging from public and private network, aimed to investigate the methods of the evaluation process for each school, if they agree with their proposals of the Political and Pedagogical Furthermore, and if in harmony with the guidelines set forth in the National Curriculum Parameters. It's a comparative analysis of teachers' conceptions about the evaluation process which addresses the front of the Educational Policy Project of the school and NCPs. We opted for a comparative methodology, descriptive and qualitative research instruments which were the analysis of the PPP and the PCN and a questionnaire with four open questions applied to eleven teachers of mathematics.The first chapter provides some ideas about assessment, and the key classifications established by Jose Carlos Cipriano Luckesi Libâneo the type of evaluation methods, elements and objectives. The following chapter is intended to introduce the topic through the perspective of evaluating the National Curriculum Parameters, which forms provided, the best methods, with emphasis on the evaluation process in the discipline of mathematics and the importance of evaluation in social perspective. The third chapter explores the methodology used at work, as well as the reasons why they opted for qualitative research. The last chapter contains the analysis of results, highlighting the major similarities and differences identified during the investigation, as they were being compared cited documents. Finally, some considerations final thoughts on the subject worked and ideas that have confirmed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProcesso avaliativopor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de matemáticapor
dc.titleAnálise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhospor
dc.title.alternativeA comparative analysis of the evaluation process developed in the Mathematics classroom of schools located in the city of Julio de Castilhoseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma pesquisa realizada em escolas do município de Júlio de Castilhos, tanto da rede pública como da rede privada, buscou-se conhecer os métodos do processo avaliativo de cada escola, se estes estão de acordo com as respectivas propostas do Projeto Político Pedagógico e, ainda, se estão em harmonia com as diretrizes previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de uma análise comparativa entre as concepções dos professores a respeito do processo avaliativo frente ao que versa o Projeto Político Pedagógico da escola e também os PCNs. Optou-se por uma metodologia comparativa, descritiva e qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram a análise do PPP e dos PCNs e um questionário composto por quatro questões abertas aplicado a onze professores de matemática. O primeiro capítulo traz algumas concepções sobre avaliação, bem como as principais classificações estabelecidas pelos autores Cipriano Luckesi, Marta Kohl de Oliveira e José Carlos Libâneo quanto ao tipo do processo avaliativo, critérios e objetivos. O capítulo seguinte destina-se a apresentar o tema avaliação segundo a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais as formas previstas, quais os melhores métodos, dando ênfase ao processo avaliativo na disciplina da Matemática e à importância da avaliação na perspectiva social. O terceiro capítulo explora a metodologia utilizada no trabalho, assim como as razões pelas quais se optou pela pesquisa qualitativa. O último capítulo traz a análise dos resultados, ressaltando as principais semelhanças e divergências constatadas no decorrer da investigação, conforme foram sendo comparados os documentos citados. Por fim, serão apresentadas algumas considerações finais, reflexões sobre o assunto trabalhado e idéias que se ratificaram.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

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