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dc.contributor.advisorSantos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.creatorMello, Andrelisa Goulart de
dc.date.accessioned2017-06-06T13:09:48Z
dc.date.available2017-06-06T13:09:48Z
dc.date.issued2011-02-28
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2998
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2011.por
dc.description.abstractBelieving it is still necessary to write and address issues dealing with racial issues, prejudice and historical omission regarding the effective black participation in our history we propose to analyze a specific book called New Modern and Contemporary History of Joseph Jobson Arruda, submitted in its 28th edition in 2004. Even though the choice of this work could be controversial, because it is a work for the Eurocentric approach and centered on the construction of the idea of capitalism, we chose to forward the survey regarding their new edition and the change of title, because it's work was reissued from the design of its first edition in 1974, the author proposed for the 2004 edition of work titled "New History" by seeking to emphasize the inclusions and current historiographical trends, as the issue of cultural history, adding new elements before missing and renegades in textbooks, such as women, blacks, children and elderly. From this viewpoint this paper proposes an analysis regarding the use of images that deal with black, this understanding developed from the method of didactic transposition as part educational, word spread by Frenchman Yves Chevallard theoretical mathematician who advocated the idea of transposing the knowledge scientific knowledge for teaching, theory is adapted in this work the reality of teaching history through images in the textbook in question. Our focus is not only about how to use the images as historical sources in textbooks, we will consider in research about the black history from the selected images in the work of Alvarez, considering the relationship proposed by the author in its title and presentation the book "New History".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de história africanapor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.titleA história do negro no livro didático "Nova História Moderna e Contemporânea," de José Jobson Arruda, através da transposição didática das imagenspor
dc.title.alternativeThe story of the negro in textbook "New Modern and Contemporary History"by José Jobson Arruda by didactic transposition of imageseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationHistória do Brasilpor
dc.description.resumoAcreditando que ainda se faz necessário escrever e abordar assuntos que tratam da questão racial, do preconceito e da omissão histórica a respeito da efetiva participação negra em nossa história nos propomos a analisar um livro especifico chamado Nova História Moderna e Contemporânea de José Jobson Arruda, apresentada em sua 28º edição no ano de 2004. Mesmo sabendo que a escolha desta obra poderia gerar polêmicas, por ser uma obra voltada para a abordagem eurocêntrica e centralizada na construção da ideia do capitalismo, optamos por encaminhar a pesquisa no que tange sua nova edição e a alteração de título, pois está obra foi reeditada a partir da concepção de sua primeira edição de 1974, o autor propôs para a edição de 2004 trabalhar com o título “Nova História”, buscando enfatizar as inclusões e tendências historiográficas atuais, como a questão da história cultural e inclusão de novos elementos antes omissos e renegados em obras didáticas, como por exemplo, a mulher, o negro, crianças e idosos. Partindo desta constatação este trabalho propõe uma análise a respeito da utilização das imagens que tratam do negro, compreensão esta desenvolvida a partir do método da transposição didática como elemento pedagógico, termo difundido pelo teórico francês Yves Chevallard, matemático que defendeu a ideia de transpor o conhecimento cientifico para o conhecimento didático, teoria está adaptada neste trabalho a realidade do ensino de história através das imagens no livro didático em questão. Nosso enfoque não será apenas em relação a forma de utilização das imagens como fontes históricas nos livros didáticos, nos deteremos na pesquisa a cerca da historiografia negra a partir das imagens selecionadas na obra de Arruda, considerando a relação proposta pelo autor em seu título e apresentação do livro “Nova História”.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • História do Brasil [58]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em História do Brasil

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