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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorMorais, Ana Lilia de Oliveira
dc.date.accessioned2017-06-06T15:06:56Z
dc.date.available2017-06-06T15:06:56Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3007
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe following work deals with the importance of studying Children and Adolescents’ statute through a democratic outlook. This paper discourses on the meaning of the concept of public management taken on by popular and democratic government responsible for forming and implementing education policies and its relation with the effectiveness of democratic management in the school. This analysis of influence of knowledge of the Status of Children and an Adolescent - ECA on teaching quality aims to improve the role of school as citizenship builder. School must be a privileged place for building of social relations and spreading of knowledge also enabling the possibility of integrating this knowledge in the contemporary world. We understand that facing a school management model founded on the democratization of relations between school and society, implementing the decisions taken collectively is necessary which involves having the school well structured, coordinated and administered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)por
dc.subjectPolítica pública educacionalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.titleO estatuto da criança e do adolescente numa perspectiva democráticapor
dc.title.alternativeThe status of children and an adolescent perspective democraticeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico versa sobre a importância do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente numa perspectiva democrática. Discorre sobre o significado e relação entre a concepção de gestão pública popular e democrática assumida pelas administrações públicas responsáveis por formar e implantar políticas de educação, e a efetivação de gestão democrática no interior da escola. Esta análise da influência do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA na qualidade de ensino visa compreender a escola como construtora da cidadania; a escola deve ser um lugar privilegiado para a construção do conhecimento e eixo base das relações humanas e sociais viabilizando não só a produção de conhecimentos como também as atitudes necessárias á inserção no mundo atual que seria necessário conhecer os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Entendemos que diante de um modelo de gestão escolar, pautado na democratização das relações entre escola e sociedade, as decisões tomadas coletivamente são necessárias pô-las em prática, o que implica ter a escola bem estruturada, coordenada e administrada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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