Mostrar registro simples

dc.creatorPerceval, Valéria Oliveira
dc.date.accessioned2023-08-28T15:09:54Z
dc.date.available2023-08-28T15:09:54Z
dc.date.issued2023-06-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30092
dc.descriptionTítulo conforme ata de defesa: Unidades de ensino potencialmente significativas para o ensino médio envolvendo matrizes, determinantes e sistemas linearespor
dc.description.abstractThis research aims to create, implement and investigate Potentially Significant Teaching Units involving Matrices, Determinants and Linear Systems for High School in order to identify and analyze signs of Meaningful Learning throughout the teaching and learning process. The Potentially Significant Teaching Units created were implemented in 3 classes of the 2nd year of High School in a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS, in the year 2022, in which the researcher worked as a teacher, which influenced the interest in better understand the teaching and learning process of Matrices, Determinants and Linear Systems from the application of Potentially Significant Teaching Units. For the construction of the Potentially Significant Teaching Units, a bibliographic review was carried out on the Capes portal in the catalog of theses and dissertations in the period from 2012 to 2021, with 172 dissertations and theses being located, based on the reading of the titles and abstracts, the body of analysis consisted of ten surveys, seven dissertations and three theses. The methodological option is a qualitative research, understanding that this makes it possible to expand the theoretical knowledge of the investigated topic, as well as opening the way for future studies and can also be characterized as a field research. For data analysis, it was decided to organize it in stages: Step 1 – Includes the identification of students' prior knowledge Step 2 – Includes the set of activities, and Step 3 – Includes the evaluation of UEPS by students and teacher. Based on the evidence pointed out throughout the research, it was notable that the implementation of the UEPS contributed to the Significant Learning of the students involved, it was clear throughout the application that they had a good understanding of what was proposed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUnidades de ensino potencialmente significativapor
dc.subjectMatrizespor
dc.subjectDeterminantespor
dc.subjectSistemas linearespor
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subjectPotentially significant teaching unitseng
dc.subjectMatriceseng
dc.subjectDeterminantseng
dc.subjectLinear systemseng
dc.titleUnidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas linearespor
dc.title.alternativePotentially significant teaching units involving matrixes, determinants and linear systemseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio a fim de identificar e analisar indícios de Aprendizagem Significativa ao longo do processo de ensino e aprendizagem. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativa criadas foram implementadas em 3 turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Caçapava do Sul – RS, no ano de 2022, em que a pesquisadora atuou com docente, o que influenciou no interesse por compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares a partir da aplicação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa. Para a construção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa foi feita a revisão bibliográfica no portal da Capes no catálogo de teses e dissertações no período de 2012 a 2021, sendo localizadas 172 dissertações e teses. A partir da leitura dos títulos e resumos, o corpo de análise ficou constituído por dez pesquisas sendo sete dissertações e três teses. É uma pesquisa qualitativa por entender que esta possibilita ampliar o conhecimento teórico do tema investigado, bem como abre caminhos para a realização de estudos futuros e pode ser também caracterizada como uma pesquisa de campo. Para análise dos dados optou-se pela organização em etapas: Etapa 1 – Compreende a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, Etapa 2 – Compreende o conjunto de atividades, e Etapa 3 – Compreende na avaliação das UEPS pelos alunos e professora. Com base nos indícios apontados ao longo a pesquisa, foi notável que a implementação das UEPS contribuiu para Aprendizagem Significativa dos estudantes envolvidos, ficou explícito ao longo da aplicação que os mesmos tiveram uma boa compreensão e evolução no que foi proposto.por
dc.contributor.advisor1Tibulo, Vaneza De Carli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0491674501813308por
dc.contributor.referee1Soares, Maria Arlita da Silveira
dc.contributor.referee2Rachelli, Janice
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707432902958414por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International