dc.creator | Perceval, Valéria Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T15:09:54Z | |
dc.date.available | 2023-08-28T15:09:54Z | |
dc.date.issued | 2023-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30092 | |
dc.description | Título conforme ata de defesa: Unidades de ensino potencialmente significativas para o ensino médio envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares | por |
dc.description.abstract | This research aims to create, implement and investigate Potentially Significant Teaching Units
involving Matrices, Determinants and Linear Systems for High School in order to identify and
analyze signs of Meaningful Learning throughout the teaching and learning process. The
Potentially Significant Teaching Units created were implemented in 3 classes of the 2nd year
of High School in a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS, in the year 2022,
in which the researcher worked as a teacher, which influenced the interest in better understand
the teaching and learning process of Matrices, Determinants and Linear Systems from the
application of Potentially Significant Teaching Units. For the construction of the Potentially
Significant Teaching Units, a bibliographic review was carried out on the Capes portal in the
catalog of theses and dissertations in the period from 2012 to 2021, with 172 dissertations and
theses being located, based on the reading of the titles and abstracts, the body of analysis
consisted of ten surveys, seven dissertations and three theses. The methodological option is a
qualitative research, understanding that this makes it possible to expand the theoretical
knowledge of the investigated topic, as well as opening the way for future studies and can also
be characterized as a field research. For data analysis, it was decided to organize it in stages:
Step 1 – Includes the identification of students' prior knowledge Step 2 – Includes the set of
activities, and Step 3 – Includes the evaluation of UEPS by students and teacher. Based on the
evidence pointed out throughout the research, it was notable that the implementation of the
UEPS contributed to the Significant Learning of the students involved, it was clear throughout
the application that they had a good understanding of what was proposed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Unidades de ensino potencialmente significativa | por |
dc.subject | Matrizes | por |
dc.subject | Determinantes | por |
dc.subject | Sistemas lineares | por |
dc.subject | Meaningful Learning | eng |
dc.subject | Potentially significant teaching units | eng |
dc.subject | Matrices | eng |
dc.subject | Determinants | eng |
dc.subject | Linear systems | eng |
dc.title | Unidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares | por |
dc.title.alternative | Potentially significant teaching units involving matrixes, determinants and linear systems | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino
Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o
Ensino Médio a fim de identificar e analisar indícios de Aprendizagem Significativa ao longo
do processo de ensino e aprendizagem. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativa
criadas foram implementadas em 3 turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública
do município de Caçapava do Sul – RS, no ano de 2022, em que a pesquisadora atuou com
docente, o que influenciou no interesse por compreender melhor o processo de ensino e
aprendizagem de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares a partir da aplicação de
Unidades de Ensino Potencialmente Significativa. Para a construção das Unidades de Ensino
Potencialmente Significativa foi feita a revisão bibliográfica no portal da Capes no catálogo de
teses e dissertações no período de 2012 a 2021, sendo localizadas 172 dissertações e teses. A
partir da leitura dos títulos e resumos, o corpo de análise ficou constituído por dez pesquisas
sendo sete dissertações e três teses. É uma pesquisa qualitativa por entender que esta possibilita
ampliar o conhecimento teórico do tema investigado, bem como abre caminhos para a
realização de estudos futuros e pode ser também caracterizada como uma pesquisa de campo.
Para análise dos dados optou-se pela organização em etapas: Etapa 1 – Compreende a
identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, Etapa 2 – Compreende o conjunto de
atividades, e Etapa 3 – Compreende na avaliação das UEPS pelos alunos e professora. Com
base nos indícios apontados ao longo a pesquisa, foi notável que a implementação das UEPS
contribuiu para Aprendizagem Significativa dos estudantes envolvidos, ficou explícito ao longo
da aplicação que os mesmos tiveram uma boa compreensão e evolução no que foi proposto. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tibulo, Vaneza De Carli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0491674501813308 | por |
dc.contributor.referee1 | Soares, Maria Arlita da Silveira | |
dc.contributor.referee2 | Rachelli, Janice | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9707432902958414 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |