dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Machado, Daniele Franco Martins | |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T16:10:39Z | |
dc.date.available | 2017-06-07T16:10:39Z | |
dc.date.issued | 2009-08-03 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3013 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The work approaches the importance of the game using in Environmental Education.
Currently the carried efforts are not enough for the preservation of the environment.
Consequently, diverse environment problems raise by the anthropogenic action. Considering
mankind as integrant part and the main element of the life preservation in Earth,
environmental education must be a permanent process in the educational system. Thus, this
work aims at developing, testing and evaluating didactic games as aid in the approaching of
the atmospheric problems to contribute to the teaching – learning process in basic education.
Three games were developed and tested by two Environment Game Tournaments. The first
was applied to a 5th series class and the second to a 6th series class at the Santa Maria Marista
College, in Santa Maria, RS. After the Tournaments, the students answered a questionnaire
where they made an evaluation of each game. Also for evaluation, during the tournaments a
diagnosis game was applied and used to analyze the previous knowledge of the students about
the atmospheric problems and the knowledge acquired with a lecture on the subjects of the
games. The analysis of the collected data and the student’s comments of each activity showed
that the developed games had been well accepted by the students. Therefore, the positive
results indicated that the development of the games were useful instruments in the process of
environmental education. The atmospheric problems approached in the games were the
increase in emission of the greenhouse effect gases, Antarctic Ozone Hole, ultraviolet
radiation and its effects in the mankind. Therefore, it is necessary that the students are well
informed and sensitized on the causes and the decurrently effect of these processes into the
live. The work main conclusion is that the use of didactic games under a previous planning of
the educator is an efficient methodology for Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Problemas atmosféricos | por |
dc.subject | Jogos didáticos | por |
dc.title | Desenvolvimento e utilização de jogos para abordagem de problemas atmosféricos em educação ambiental: um estudo de caso no Colégio Marista Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Development and use of games for approching of atmospheric problems in enviromental education: a case study at Santa Maria Marista College | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O trabalho aborda a importância de utilizar jogos de educação ambiental em práticas
educativas no ensino formal. Atualmente, os esforços realizados ainda não são suficientes
para a preservação do meio natural. Como prova disso, vivenciam-se diversos problemas
ambientais decorrentes da ação antrópica. Considerando o homem como parte integrante e
principal elemento para a preservação da vida na Terra, acredita-se que a educação ambiental
deve ser um processo permanente no sistema educacional. Assim, objetivou-se desenvolver,
confeccionar, testar e avaliar jogos didáticos como auxílio na abordagem das questões
atmosféricas, visando contribuir no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental.
Foram desenvolvidos três jogos, um caça-palavras, um dominó denominado Dominó
Ambiental e um jogo de tabuleiro denominado Trilha Ambiental. Os jogos foram testados em
duas Gincanas Ambientais, uma com a 5ª série e outra com a 6ª série do Colégio Marista
Santa Maria, em Santa Maria, RS. Após os alunos terem jogado testando os materiais
desenvolvidos, eles responderam a um questionário, onde puderam expor a sua avaliação
sobre cada jogo. Para avaliação do aprendizado, um jogo de diagnóstico foi aplicado nas
gincanas, utilizado para analisar o conhecimento prévio dos alunos e também uma palestra
sobre os assuntos abordados nos jogos. Por meio da análise dos dados coletados e da
observação de cada atividade da gincana, percebeu-se que os jogos desenvolvidos foram bem
aceitos e são instrumentos bastante educativos, sendo assim, indicados para processos de
educação ambiental. Os problemas atmosféricos tratados nos jogos, tais como aumento da
emissão dos gases do efeito estufa e buraco na camada de ozônio, fazem parte do cotidiano da
população, sendo, portanto, necessário que os alunos sejam informados e sensibilizados sobre
as causas e os efeitos decorrentes destes processos. Assim, conclui-se que a utilização de
jogos didáticos sob um planejamento prévio do educador é uma forma metodológica eficiente
de sensibilização ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |