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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorMartins, Maria Cristina de Souza
dc.date.accessioned2017-06-07T16:17:22Z
dc.date.available2017-06-07T16:17:22Z
dc.date.issued2009-09-03
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3014
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009por
dc.description.abstractThis work was performed in the “Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Élbio Silveira Gonçalves” located in the municipality of de Santana do Livramento/RS, in the modality of Education of Young and Adults (EYA) aiming to promote environmental consciences among students of this modality. By considering that citizen formation also consists in to prepare him to act in a conscious way with the environment, some specific objectives suchs as that the stimulate socialization and coletive solution of problems, promote discussions on health behavior and presentations on works on illegal and legal drugs. The aim of this work also was amplify and include students with special needs. The applied methodology consisted of several activities like videos presentations, groups of discussion, reports of personnel experiences, discussions, presentations of personal histories, among others. With the intention of perceiving environmental consciousness of EYA student, inquiries were performed in order to identify inherent values aiming social interaction and environmental aspects related to drugs, rubbish, health, and environmental education. Results indicated that there is a rare perception of the environment and needs of re-education for the problems related with consume, violence, safety, ecological sensibility and use of illegal and legal drugs. Within this aspect, students were involved to promote changes in their habits looking for new life expectances related to their social problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProblemas sociaispor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleEcologia holística: as relações inclusivas dentro do ensino fundamental - modalidade EJA: um estudo de casopor
dc.title.alternativeHolistic ecology: the relations inside basic teaching – EYA modalityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Élbio Silveira Gonçalves - situada no Município de Santana do Livramento/RS - na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) tendo como objetivo primordial promover a consciência ambiental nos alunos da EJA. Considerando que a formação do cidadão consiste também, em prepará-lo para interagir de maneira consciente com o meio ambiente para a efetivação deste, norteou-se o presente por alguns objetivos específicos como favorecer a socialização e a resolução coletiva de problemas, propiciar discussões sobre os hábitos saudáveis e apresentar trabalhos sobre drogas lícitas e ilícitas. O intuito deste trabalho também foi de ampliar e incluir os alunos com necessidades especiais, como surdos e oriundos de classe especial. A metodologia empregada constou de várias atividades como: assistência de vídeos, trabalhos em grupos, relatos de experiências, discussões, construção de estórias, entre outros. Na intenção de perceber a consciência ambiental do aluno da EJA foram realizados questionários para identificar valores inerentes a interação social e ambiental, abordando aspectos relativos a drogas, lixo, saúde, educação ambiental e convivência. Os resultados indicaram que há uma escassa percepção ambiental e uma necessidade de reeducação para os problemas relacionados ao consumismo, violência, insegurança, sensibilidade ecológica, uso de drogas lícitas e ilícitas. Dentro destes aspectos procurou-se inserir os educandos, para provocar mudanças de hábitos em busca de novas perspectivas de vida, relacionados à solução de seus problemas sociais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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