Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorSilva, Dioneia Antunes da
dc.date.accessioned2017-06-10T00:16:18Z
dc.date.available2017-06-10T00:16:18Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3017
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractCon tantos cambios y descubrimientos en el campo de la tecnología, los seres humanos se ven obligados a interactuar constantemente con ellos. Sea en el área de la salud, de la arquitectura o de la educación, haciendo con que cada vez más nos hagamos dependiente de ellos. En el campo de la educación, las tecnologías de la información y comunicación aplicadas a la educación - TIC - son vistas como un apoyo esencial para el éxito del aprendizaje. Por lo tanto, las reflexiones que se presentan en este artículo forman parte de una encuesta sobre el uso de tecnologías de la información y comunicación en la nueva propuesta de la escuela secundaria, politécnica, implantada en Rio Grande do Sul en 2012. Dicha investigación se ha aplicado en una escuela estatal en clases de seminario integrado, segundo y tercer año de la escuela secundaria. La mismo se utilizó de cuestionarios y entrevistas con alumnos y profesores participantes del Seminario Integrado. Se observó que el uso de las TIC y el desarrollo del trabajo interdisciplinario están teniendo lugar en la disciplina del Seminario Integrado, pero presentan algunas limitaciones metodológicas y estructurales.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectSeminário integradopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducación secundariaspa
dc.subjectinterdisciplinaridadspa
dc.subjectSeminario integradospa
dc.titleAs TIC e a nova proposta do ensino médio: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoDiante de tantas transformações e descobertas no campo das tecnologias, o ser humano é conduzido a interagir constantemente com as mesmas. Seja na área da saúde, da arquitetura ou da educação, fazendo com que cada vez mais tornemo-nos dependentes delas. No campo da educação as Tecnologias da Informação e de Comunicação aplicadas à educação (TIC) estão sendo vistas como apoio indispensável para o sucesso da aprendizagem. Assim, nesse artigo são apresentadas reflexões acerca de uma pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na nova proposta do ensino médio, Ensino Politécnico, implantada no Rio grande do Sul em 2012. A referida pesquisa foi aplicada em uma Escola Estadual, em turmas do Seminário Integrado, de segundo e terceiro ano do ensino médio. A mesma utilizou-se de questionários e entrevistas com alunos e professores participantes do Seminário Integrado. Percebeu-se que a utilização das TIC e o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar estão ocorrendo na disciplina de Seminário Integrado, porém apresentam algumas limitações metodológicas e estruturais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples