dc.contributor.advisor | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.creator | Silva, Dioneia Antunes da | |
dc.date.accessioned | 2017-06-10T00:16:18Z | |
dc.date.available | 2017-06-10T00:16:18Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3017 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Con tantos cambios y descubrimientos en el campo de la tecnología, los seres humanos se ven obligados a interactuar constantemente con ellos. Sea en el área de la salud, de la arquitectura o de la educación, haciendo con que cada vez más nos hagamos dependiente de ellos. En el campo de la educación, las tecnologías de la información y comunicación aplicadas a la educación - TIC - son vistas como un apoyo esencial para el éxito del aprendizaje. Por lo tanto, las reflexiones que se presentan en este artículo forman parte de una encuesta sobre el uso de tecnologías de la información y comunicación en la nueva propuesta de la escuela secundaria, politécnica, implantada en Rio Grande do Sul en 2012. Dicha investigación se ha aplicado en una escuela estatal en clases de seminario integrado, segundo y tercer año de la escuela secundaria. La mismo se utilizó de cuestionarios y entrevistas con alumnos y profesores participantes del Seminario Integrado. Se observó que el uso de las TIC y el desarrollo del trabajo interdisciplinario están teniendo lugar en la disciplina del Seminario Integrado, pero presentan algunas limitaciones metodológicas y estructurales. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Seminário integrado | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educación secundaria | spa |
dc.subject | interdisciplinaridad | spa |
dc.subject | Seminario integrado | spa |
dc.title | As TIC e a nova proposta do ensino médio: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante de tantas transformações e descobertas no campo das tecnologias, o ser humano é conduzido a interagir constantemente com as mesmas. Seja na área da saúde, da arquitetura ou da educação, fazendo com que cada vez mais tornemo-nos dependentes delas. No campo da educação as Tecnologias da Informação e de Comunicação aplicadas à educação (TIC) estão sendo vistas como apoio indispensável para o sucesso da aprendizagem. Assim, nesse artigo são apresentadas reflexões acerca de uma pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na nova proposta do ensino médio, Ensino Politécnico, implantada no Rio grande do Sul em 2012. A referida pesquisa foi aplicada em uma Escola Estadual, em turmas do Seminário Integrado, de segundo e terceiro ano do ensino médio. A mesma utilizou-se de questionários e entrevistas com alunos e professores participantes do Seminário Integrado. Percebeu-se que a utilização das TIC e o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar estão ocorrendo na disciplina de Seminário Integrado, porém apresentam algumas limitações metodológicas e estruturais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |