Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorMombach, Lauri Alfonso
dc.date.accessioned2017-06-28T15:01:47Z
dc.date.available2017-06-28T15:01:47Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3028
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present research is a proposal of analysis about the relations between the Burnout Syndrome and school Management in the municipal net of education of Sapucaia of Sul city (RS). It was developed, a case study, where twelve education professionals of two schools had participated, they were the principals, the pedagogical coordinators and teachers of final years of the Fundamental School. It was opted for the qualitative boarding, being applied questionnaire with open questions. Analysis of content for the categorization of the informations was used. The elaborated reflections shows the importance of a process of decentralization of the work relations at schools. The democratic management is a claim and at the same time the way pointed by the collaborators to get at an excellency in education, where teachers and the others professionals of the schools can be valued, preventing that those can have the Burnout Syndrome, a “desistance” of who still is in the profession. Between the innumerable symptoms of this Syndrome it had been observed in the collaborators, feelings of impotence ahead of the school problematics and the precarious conditions of work. The education permeates necessarily between the teachers and the school management. The quality, for a collective construction. When effectively we get the teachers in a participative management, we will be directing the school to generate social quality of the education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectMal-estarpor
dc.subjectDocentepor
dc.titleDesafios da gestão escolar no enfrentamento da Síndrome de Burnout: um estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul (RS)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa é uma proposta de análise das relações entre a Síndrome de Burnout e a Gestão Escolar na Rede Municipal de Ensino de Sapucaia do Sul (RS). Desenvolveu-se para tal, um estudo de caso, onde participaram doze profissionais da educação de duas escolas, sendo eles diretores, orientadores pedagógicos e professores de anos finais do Ensino Fundamental. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Utilizou-se análise de conteúdo para a categorização das informações. As reflexões elaboradas apontam para a importância de um processo de descentralização das relações de trabalho nas escolas. A Gestão democrática é uma reivindicação e ao mesmo tempo o caminho apontado pelos colaboradores para se chegar a uma excelência de ensino, onde os professores e demais profissionais das escolas possam ser valorizados, evitando que estes adquiram a Síndrome de Burnout, uma “desistência” de quem ainda está na profissão. Entre os inúmeros sintomas desta Síndrome, foram observados nos colaboradores, sentimentos de impotência diante das problemáticas escolares e das precárias condições de trabalho. A educação perpassa necessariamente pelos professores e por uma gestão escolar. A qualidade, por uma construção coletiva. Quando conseguirmos juntar efetivamente os professores numa gestão participativa estaremos encaminhando a escola a gerar a qualidade social da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto