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dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorMoser, Neila Maria
dc.date.accessioned2017-06-28T15:15:54Z
dc.date.available2017-06-28T15:15:54Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3029
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present monograph investigated the conception of Democratic School Management, presented by the professionals of the education in a Municipal School of Basic Education of the city of Sapucaia do Sul (RS). With intention to reach the purpose of the work that came to configure itself in a case study, a qualitative research was proceeded, using an open questionnaire applied the representatives of the directive team, pedagogical team and teaching team. It was questioned about the understanding regarding the word “democracy”, about the definition of Democratic School Management, about the recognition of its mechanisms. It was also made questions on subjects related to the thematic and pertinent to the context in this research field. After theoretical revision regarding the subject based on authors as Paro (2007) as well as considerations concerning the peculiar context where the investigated subjects are inserted, the collected data was submitted to the content analysis in agreement with Bardin (1979), moment where the given information was joined by subject and related with what the authors speak about that. As result of the research it was evidenced that the collected definitions of Democratic School Management presents a considerable accordance with the theory presented by the authors who approach the subject, however the agreement regarding the word democracy presents an evident division between the wide conception and the restricted one of the term. Moreover, almost in general, there is no recognition of the mechanisms of the Democratic School Management, as well as a solid knowledge regarding the relative subjects of this thematic, which shows the need to promote for the education professionals the study and the debate on the subject, expanding the theoretical knowledge about the subject so bigger perspectives of its practical applications can arise.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConcepções de gestão escolar democráticapor
dc.subjectProfissionais da educaçãopor
dc.titleA gestão escolar democrática na concepção dos profissionais da educaçãopor
dc.title.alternativeThe democratic school management in the conception of education professionalseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia investigou a concepção de Gestão Escolar Democrática apresentada pelos profissionais da educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Sapucaia do Sul (RS). Com o intuito de atingir a finalidade do trabalho, que veio a configurar-se em um estudo de caso, foi praticada uma pesquisa qualitativa, mediante questionário aberto aplicado a representantes da equipe diretiva, pedagógica e docente por meio do qual questionou-se quanto ao entendimento a respeito da palavra democracia, da definição de Gestão Escolar Democrática, do reconhecimento dos seus mecanismos e, também, sobre assuntos relacionados à temática e pertinentes ao contexto do campo de pesquisa. Após revisão teórica a respeito do tema, baseada em autores como Paro (2007), bem como considerações acerca do peculiar contexto em que os sujeitos investigados encontram-se inseridos, os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo conforme Bardin (1979), momento em que as informações obtidas foram reunidas por tema e relacionadas com o que os autores falam sobre o assunto. Como resultado da pesquisa constatou-se que as definições de Gestão Escolar Democrática coletadas possuem uma considerável consonância com a teoria apresentada pelos autores que abordam o tema, embora quanto ao entendimento a respeito da palavra democracia tenha sido verificada uma evidente divisão entre a concepção ampla e a restrita do termo. Além disso, quase em geral, não existe um reconhecimento dos mecanismos da Gestão Escolar Democrática bem como um conhecimento sólido a respeito de assuntos relativos à temática, o que evidencia a necessidade de promover-se junto aos profissionais da educação o estudo e o debate sobre o tema, ampliando o conhecimento teórico sobre o assunto a fim de que maiores perspectivas da sua efetivação na prática venham a manifestar-se.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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