dc.contributor.advisor | Barichello, Marta Roseli de Azeredo | |
dc.creator | Moura, Pracidina Chaves | |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T15:22:47Z | |
dc.date.available | 2017-06-28T15:22:47Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3030 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study deals with the teacher-student relationship and influence on it of school
management. We conducted a qualitative study comprising interviews and field
observations, students and teachers in state schools of Porto Nacional - Tocantins, in
the second half of 2010. As a result, it was found that the school administration
interferes with the teacher-student relationship on three levels simultaneously: the
decision-making by the manager in the educational process in general, specifically in
its relationship with the teacher and the student and this guidance in its difficulties
and vicissitudes. We conclude that there is need for consistency between theory and
practice in the organization of the pedagogical work of teachers and greater
integration between managers and teachers to better reconcile the interests and
educational goals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Uma análise do olhar do gestor escolar sobre a relação professor-aluno | por |
dc.title.alternative | An analysis of the look on the relationship manager school student teacher | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo trata da relação professor-aluno e da influência que esta recebe da
gestão escolar. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa englobando
entrevistas e observação de campo, com alunos e professores das escolas
estaduais de Porto Nacional - Tocantins, no segundo semestre de 2010. Como
resultado, verificou-se que a gestão escolar interfere na relação professor-aluno, em
três níveis, concomitantemente: através das tomadas de decisão do gestor no
processo pedagógico em geral; especificamente, em seu relacionamento com o
professor e com o aluno e na orientação deste nas suas dificuldades e vicissitudes.
Conclui-se que há necessidade de coerência entre teoria e prática na organização
do trabalho pedagógico do professor e maior integração entre gestor e professor
para melhor compatibilizar interesses e objetivos educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |