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dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorMoura, Pracidina Chaves
dc.date.accessioned2017-06-28T15:22:47Z
dc.date.available2017-06-28T15:22:47Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3030
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study deals with the teacher-student relationship and influence on it of school management. We conducted a qualitative study comprising interviews and field observations, students and teachers in state schools of Porto Nacional - Tocantins, in the second half of 2010. As a result, it was found that the school administration interferes with the teacher-student relationship on three levels simultaneously: the decision-making by the manager in the educational process in general, specifically in its relationship with the teacher and the student and this guidance in its difficulties and vicissitudes. We conclude that there is need for consistency between theory and practice in the organization of the pedagogical work of teachers and greater integration between managers and teachers to better reconcile the interests and educational goals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleUma análise do olhar do gestor escolar sobre a relação professor-alunopor
dc.title.alternativeAn analysis of the look on the relationship manager school student teachereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo trata da relação professor-aluno e da influência que esta recebe da gestão escolar. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa englobando entrevistas e observação de campo, com alunos e professores das escolas estaduais de Porto Nacional - Tocantins, no segundo semestre de 2010. Como resultado, verificou-se que a gestão escolar interfere na relação professor-aluno, em três níveis, concomitantemente: através das tomadas de decisão do gestor no processo pedagógico em geral; especificamente, em seu relacionamento com o professor e com o aluno e na orientação deste nas suas dificuldades e vicissitudes. Conclui-se que há necessidade de coerência entre teoria e prática na organização do trabalho pedagógico do professor e maior integração entre gestor e professor para melhor compatibilizar interesses e objetivos educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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