dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Messina, Simone da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T11:38:33Z | |
dc.date.available | 2017-06-29T11:38:33Z | |
dc.date.issued | 2010-12-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3033 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Ecological Literacy is the reading and interpretation of nature that allows to see the man as an integral part of the life’s web. This approach sets up a great contribution to the practice of environmental education in both formal and informal education. In this sense, the environmental practices find in the botanical gardens, natural areas of big biodiversity and educational value. The objective of this work was offer to environmental education monitors of the Botanic Garden UFSM, scripts for monitoring of environmental practices of school visits, directed to students from kindergarten and elementary school. The research methodology was done in practical activities in electronic and printed bibliographies, as well as preparation of the selected activities according to the National Curricular Parameters (PCNs). These practices have been adapted to the context of the Botanical Garden UFSM and organized from the perspective of Ecoliteracy. The itineraries include twenty-eight environmental practices, six of them, indicated for kindergarten and twenty-two for elementary school. One of them, was selected for exemplification, implemented with the third graders of elementary school of the Riachuello School. The results showed that the environmental practices beyond being facilitators of environmental education work of the monitors of the Botanical Garden UFSM are also teaching strategies for teachers and learning for students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ecoalfabetização | por |
dc.subject | Jardim Botânico | por |
dc.subject | Práticas ambientais | por |
dc.title | Roteiros de práticas ambientais para monitoria de visitas escolares ao Jardim Botânico da UFSM na perspectiva da ecoalfabetização | por |
dc.title.alternative | Scripts of environmental practice to monitoring of school visits to the Botanical Garden of the Federal University of Santa Maria in the ecoliteracy perspective | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A Alfabetização ecológica é a leitura e interpretação da natureza que permite ver o homem como parte integrante da teia da vida. Tal abordagem configura-se numa grande contribuição para a prática da educação ambiental tanto no ensino formal quanto informal. Neste sentido, as práticas ambientais encontram nos jardins botânicos espaços naturais de grande biodiversidade e valor educativo. O objetivo deste trabalho foi oferecer aos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico da UFSM, roteiros de práticas ambientais para monitoria de visitas escolares, direcionadas aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental. A metodologia do trabalho consistiu no levantamento de atividades práticas em bibliografias eletrônicas e impressas, assim como elaboração de atividades selecionadas conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estas práticas foram adaptadas ao contexto do Jardim Botânico da UFSM e organizadas sob a perspectiva da Ecoalfabetização. Os roteiros compreendem vinte e oito práticas ambientais, sendo seis indicadas para a educação infantil e vinte e duas para o ensino fundamental. Destas, foi selecionada uma prática para exemplificação, implementada com os alunos da terceira série do ensino fundamental do Colégio Riachuello. Os resultados demonstraram que as práticas ambientais além de serem facilitadoras do trabalho de educação ambiental dos monitores do Jardim Botânico da UFSM, também são estratégias de ensino para os professores e de aprendizagem para os estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |