Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorMessina, Simone da Rosa
dc.date.accessioned2017-06-29T11:38:33Z
dc.date.available2017-06-29T11:38:33Z
dc.date.issued2010-12-16
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3033
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEcological Literacy is the reading and interpretation of nature that allows to see the man as an integral part of the life’s web. This approach sets up a great contribution to the practice of environmental education in both formal and informal education. In this sense, the environmental practices find in the botanical gardens, natural areas of big biodiversity and educational value. The objective of this work was offer to environmental education monitors of the Botanic Garden UFSM, scripts for monitoring of environmental practices of school visits, directed to students from kindergarten and elementary school. The research methodology was done in practical activities in electronic and printed bibliographies, as well as preparation of the selected activities according to the National Curricular Parameters (PCNs). These practices have been adapted to the context of the Botanical Garden UFSM and organized from the perspective of Ecoliteracy. The itineraries include twenty-eight environmental practices, six of them, indicated for kindergarten and twenty-two for elementary school. One of them, was selected for exemplification, implemented with the third graders of elementary school of the Riachuello School. The results showed that the environmental practices beyond being facilitators of environmental education work of the monitors of the Botanical Garden UFSM are also teaching strategies for teachers and learning for students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEcoalfabetizaçãopor
dc.subjectJardim Botânicopor
dc.subjectPráticas ambientaispor
dc.titleRoteiros de práticas ambientais para monitoria de visitas escolares ao Jardim Botânico da UFSM na perspectiva da ecoalfabetizaçãopor
dc.title.alternativeScripts of environmental practice to monitoring of school visits to the Botanical Garden of the Federal University of Santa Maria in the ecoliteracy perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA Alfabetização ecológica é a leitura e interpretação da natureza que permite ver o homem como parte integrante da teia da vida. Tal abordagem configura-se numa grande contribuição para a prática da educação ambiental tanto no ensino formal quanto informal. Neste sentido, as práticas ambientais encontram nos jardins botânicos espaços naturais de grande biodiversidade e valor educativo. O objetivo deste trabalho foi oferecer aos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico da UFSM, roteiros de práticas ambientais para monitoria de visitas escolares, direcionadas aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental. A metodologia do trabalho consistiu no levantamento de atividades práticas em bibliografias eletrônicas e impressas, assim como elaboração de atividades selecionadas conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estas práticas foram adaptadas ao contexto do Jardim Botânico da UFSM e organizadas sob a perspectiva da Ecoalfabetização. Os roteiros compreendem vinte e oito práticas ambientais, sendo seis indicadas para a educação infantil e vinte e duas para o ensino fundamental. Destas, foi selecionada uma prática para exemplificação, implementada com os alunos da terceira série do ensino fundamental do Colégio Riachuello. Os resultados demonstraram que as práticas ambientais além de serem facilitadoras do trabalho de educação ambiental dos monitores do Jardim Botânico da UFSM, também são estratégias de ensino para os professores e de aprendizagem para os estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto