Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Paulo Romeu Moreira
dc.creatorMüller, Carlos Alberto
dc.date.accessioned2017-06-29T13:43:48Z
dc.date.available2017-06-29T13:43:48Z
dc.date.issued2010-07-02
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3037
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe environmental education searches for a communion with the fundamental principles of participation, citizenship, autonomy and maintenance looking for prior education, in which its epistemological and methodological basis can help to form citizens able to face the social environmental challenges that in many cases are products of its own action. Many are the ways to the promotion of environmental education should nurture the curriculum of the objects, thus the physical education classes, promoting a walk in natural environments. This present work tries to identify the specifications that are being developed in this area and the way physical education is seen, dealing with the possibilities of this differential discipline that favors the learning of certain subjects. Specially, in this case of environmental education and it’s possible relation with physical education as a complement of one to another by means of promenades in natural environments. It was also investigation in this perspective how effective this activity and benefits. It was necessary to select two classes of different schools, where one did the walking activities while the second didn’t. Both classes went through a questioner with themes related to the natural environment, which was made a comparison of the perception of the two classes. The conclusion was that natural promenades are effective in the learning process, though it was possible to see that, relating to the environmental perception the students of both classes had similar points of view. However, in the behavioral part about the environment trough nature had more significant results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCaminhada na naturezapor
dc.titleCaminhada na natureza: prática alternativa de educação física escolar para fins de educação ambientalpor
dc.title.alternativeWalk trough natural environment: alternative practice of physical education for envoronmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA educação ambiental busca a comunhão com os princípios fundamentais de participação, cidadania, autonomia e sustentabilidade almejando uma educação que priorize, em suas bases epistemológicas e metodológicas, a formação de homens aptos a enfrentar os desafios sócio-ambientais que em muitos casos são produtos de sua própria ação. São vários os caminhos para promoção da educação ambiental na sociedade e, dentro da escola, não é diferente. De acordo com os parâmetros curriculares, a educação ambiental deve permear o currículo das disciplinas e, assim, a educação física também tem como dever a exploração do tema. Para isso, procurou-se através deste trabalho, um meio de lecionar-se a educação ambiental dentro da disciplina de educação física, promovendo-se a caminhada na natureza. Na pesquisa buscou-se identificar as especificidades que estão sendo trabalhadas na área de educação ambiental e a forma como é vista a educação física, e a menção das possibilidades dessa disciplina diferenciada que favorece a aprendizagem de determinados conteúdos. Especificamente, neste caso, a educação ambiental e o seu possível relacionamento com a educação física como forma de complemento de uma para a outra ao utilizar-se a caminhada na natureza. Dentro desta perspectiva foi investigada o quão efetiva se torna esta atividade e os possíveis benefícios da caminhada na natureza. Para a realização da monografia foram selecionadas duas turmas de escolas distintas, onde uma realizava a atividade da caminhada e a outra não. As duas turmas foram submetidas a um questionário com temas relacionados ao meio ambiente, sendo realizada uma comparação para percepção das questões ambientais entre as turmas. Foi possível concluir que a caminhada na natureza é efetiva como meio instrutivo de educação ambiental, apesar de observar-se que, em relação à percepção ambiental, os alunos das duas turmas tiveram visões semelhantes. Porém, no quesito comportamental sobre o meio ambiente a turma que realizou a atividade apresentou resultados mais significativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto