dc.contributor.advisor | Machado, Paulo Romeu Moreira | |
dc.creator | Müller, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T13:43:48Z | |
dc.date.available | 2017-06-29T13:43:48Z | |
dc.date.issued | 2010-07-02 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3037 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The environmental education searches for a communion with the fundamental
principles of participation, citizenship, autonomy and maintenance looking for prior
education, in which its epistemological and methodological basis can help to form citizens
able to face the social environmental challenges that in many cases are products of its own
action. Many are the ways to the promotion of environmental education should nurture the
curriculum of the objects, thus the physical education classes, promoting a walk in natural
environments. This present work tries to identify the specifications that are being developed
in this area and the way physical education is seen, dealing with the possibilities of this
differential discipline that favors the learning of certain subjects. Specially, in this case of
environmental education and it’s possible relation with physical education as a complement of
one to another by means of promenades in natural environments. It was also investigation in
this perspective how effective this activity and benefits. It was necessary to select two classes
of different schools, where one did the walking activities while the second didn’t. Both
classes went through a questioner with themes related to the natural environment, which was
made a comparison of the perception of the two classes. The conclusion was that natural
promenades are effective in the learning process, though it was possible to see that, relating to
the environmental perception the students of both classes had similar points of view.
However, in the behavioral part about the environment trough nature had more significant
results. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Caminhada na natureza | por |
dc.title | Caminhada na natureza: prática alternativa de educação física escolar para fins de educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Walk trough natural environment: alternative practice of physical education for envoronmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação ambiental busca a comunhão com os princípios fundamentais de
participação, cidadania, autonomia e sustentabilidade almejando uma educação que priorize,
em suas bases epistemológicas e metodológicas, a formação de homens aptos a enfrentar os
desafios sócio-ambientais que em muitos casos são produtos de sua própria ação. São vários
os caminhos para promoção da educação ambiental na sociedade e, dentro da escola, não é
diferente. De acordo com os parâmetros curriculares, a educação ambiental deve permear o
currículo das disciplinas e, assim, a educação física também tem como dever a exploração do
tema. Para isso, procurou-se através deste trabalho, um meio de lecionar-se a educação
ambiental dentro da disciplina de educação física, promovendo-se a caminhada na natureza.
Na pesquisa buscou-se identificar as especificidades que estão sendo trabalhadas na área de
educação ambiental e a forma como é vista a educação física, e a menção das possibilidades
dessa disciplina diferenciada que favorece a aprendizagem de determinados conteúdos.
Especificamente, neste caso, a educação ambiental e o seu possível relacionamento com a
educação física como forma de complemento de uma para a outra ao utilizar-se a caminhada
na natureza. Dentro desta perspectiva foi investigada o quão efetiva se torna esta atividade e
os possíveis benefícios da caminhada na natureza. Para a realização da monografia foram
selecionadas duas turmas de escolas distintas, onde uma realizava a atividade da caminhada e
a outra não. As duas turmas foram submetidas a um questionário com temas relacionados ao
meio ambiente, sendo realizada uma comparação para percepção das questões ambientais
entre as turmas. Foi possível concluir que a caminhada na natureza é efetiva como meio
instrutivo de educação ambiental, apesar de observar-se que, em relação à percepção
ambiental, os alunos das duas turmas tiveram visões semelhantes. Porém, no quesito
comportamental sobre o meio ambiente a turma que realizou a atividade apresentou resultados
mais significativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |