Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaminski, Silvana Tabarelli
dc.creatorMachado, Ana Lúcia
dc.date.accessioned2017-07-03T13:21:34Z
dc.date.available2017-07-03T13:21:34Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe educational management is a complex and extensive, involving the areas of macro and micro educational process, ie from the upper echelons of decision by the school itself, executing the process. Its function is to seek ways to maintain the level of social importance of the educational process. But with the worldwide changes that have occurred for about 30 years and its effects on society in general, the function of education management becomes even more complex, because the school has to deal with a new student, without being prepared for it. The new student is created within the new social conditions and attracted by the advantages of access to a wealth of information, which he can easily purchase and your mood. Therefore, a point which needs to be updated in the educational process is the curriculum, which some time ago no longer meets the demands. The objective of this work is to verify difficulties related to the curriculum of elementary school, faced in educational administration in contemporary times. The work was done through a literature serch. The methodological approach used was a literature search was to support authors like Heloisa Lück, Nereide Saviani, Carlos Cipriano, Luckesi and athers. At the end it was concluided that: In contemporaneity, one of the youth and produce results is to integrate the disciplines affairs, wrking them in an interdisciplinary and updated, seeks to awaken the student to new challenges considering regional specificities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.titleGestão educacional: dificuldades de elaboração curricular para o ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeManagement and educational difficulties in the elementary school curriculumeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão educacional é um processo complexo e amplo, envolvendo as áreas macro e micro do processo educativo, ou seja, desde os altos escalões de decisão até a própria escola, executora do processo. Sua função é buscar meios para manter o patamar de importância social do processo educativo. Porém, com as transformações mundiais que vêm ocorrendo há cerca de 30 anos e seus efeitos sobre a sociedade em geral, a função da gestão educacional fica ainda mais complexa, pois a escola tem de lidar com um novo aluno, sem estar preparada para isso. O novo aluno é criado dentro das novas condições sociais e atraído pelas vantagens de acesso a um grande volume de informações, as quais ele pode adquirir facilmente e a seu modo. Portanto, um dos pontos que precisa ser atualizado no processo educativo é o currículo, que há algum tempo não atende mais as demandas. O objetivo deste trabalho é verificar dificuldades referentes ao currículo do Ensino Fundamental, enfrentadas na gestão educacional na contemporaneidade. O recurso metodológico utilizado foi o de uma pesquisa bibliográfica, que teve como respaldo autores como Heloísa Lück, Nereide Saviani, Carlos Cipriano, Luckesi e outros. Ao final conclui-se que: Na contemporaneidade, uma das formas de se construir um currículo que possa atender as demandas da juventude e produzir resultados é integrar os assuntos as disciplinas, trabalhando-as de forma interdisciplinar e atualizada, objetivando despertar o educando a novos desafios, considerando as especificidades regionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto