dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Mueller, Carla Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T12:14:47Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T12:14:47Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3046 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Promoting Sustainable Local Development requires a knowledge of public and private managers, community associations, trade unions and an essential tool for the transformation of culture and knowledge of a society that is the Teacher. The qualification of managers and educators is important so that, with tools for participation in the community get the goals that it has about the future of the city and its relationship with the region. It is essential that school administrators and teachers are aware that only the program content is not enough that students have the necessary knowledge and thus cause changes in habits to begin practicing the culture of Sustainable Development. In this research work our main objective was to analyze and discuss the role of environmental education as a tool for the promotion of sustainable local development in the municipalities of Candelaria, Sun Valley and Vera Cruz, situated in the central region of Rio Grande do Sul after, qualification information collected in relation to study plans, projects and programs that municipalities have, and how they plan their development, the research aimed to provide skills workshops for managers, teachers and leaders of municipalities so that they could instill the desire to establish educational programs in their communities as a basis that would respect the local culture, the vocation of the population and geographical conditions as well as environmental conditions of each region. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Saberes locais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desenvolvimento local | por |
dc.title | Educação ambiental para o desenvolvimento local: uma alternativa para o desenvolvimento de municípios | por |
dc.title.alternative | Environmental education for the local development: an alternative for the development of municipalities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Promover um Desenvolvimento Local Sustentável requer conhecimentos dos gestores públicos e privados, das associações comunitárias, dos sindicatos e de uma ferramenta fundamental de transformação da cultura e do conhecimento de uma sociedade que é o Professor. A qualificação dos gestores e educadores é importante para que possam, com ferramentas de participação, buscar junto à comunidade os objetivos que a mesma tem em relação ao futuro do município e sua relação com a região. É fundamental que os gestores escolares e professores tenham consciência de que somente o conteúdo programático não é o suficiente para que os alunos tenham o conhecimento necessário e que assim ocorram mudanças de hábitos que comecem a praticar a cultura do Desenvolvimento Sustentável. Neste trabalho de pesquisa nosso principal objetivo foi analisar e discutir o papel da Educação Ambiental como uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento local nos municípios de Candelária, Vale do Sol e Vera Cruz, situados na região central do Rio Grande do Sul. Após, coletadas as informações de qualificação, em relação aos planos de estudo, projetos e programas que os municípios possuem, e como planejam o seu desenvolvimento, a pesquisa buscou proporcionar oficinas de qualificação aos gestores, professores e lideranças dos municípios para que pudessem instigar o desejo de estabelecer em seus municípios programas educacionais que teriam como base o respeito à cultura local, a vocação da população e as condições geográficas e também ambientais de cada região. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |