Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorMenegazzi, Lecy Mariza Rosa
dc.date.accessioned2017-07-04T12:47:53Z
dc.date.available2017-07-04T12:47:53Z
dc.date.issued2011-10-31
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3047
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrado à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study intended to investigate how the teachers, at their pedagogic practices, understand the student’s apprenticeship in the professionalizing teaching in the PROEJA of the Santa Maria Technical Industrial College (CTISM). The descriptive research approaches aspects related to he teaching at the PROEJA, also the Conceptions and Apprenticeship in this teaching program. Through the analysis of the data obtained from the questionnaire applied to the CTISM teachers, it was allowed a knowledge of the Teacher’s Conceptions about the PROEJA apprenticeship at this college. The answers given to the open questions were qualitatively analyzed based on theoretical base adopted. It was possible testify that the teachers that participated of the research are advised that the teaching-apprenticeship process requires methodologies that lead to solve the difficulties presented by the students. The research shows that the teachers prioritize the interaction process and the collaborative apprenticeship in the pedagogic practice, intending to build knowledge with social meaning through the sharing of the life and academic teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.titleConcepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeTeachers’ conceptions about apprenticeship in the PROEJA in a school of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrado à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A pesquisa descritiva aborda aspectos relacionados ao Ensino no PROEJA, bem como as Concepções e Aprendizagem nesse programa de ensino. Através da análise dos dados obtidos a partir de questionário aplicado aos docente do CTISM possibilitouse um conhecimento das Concepções dos Professores sobre a Aprendizagem PROEJA nessa Instituição de Ensino. As respostas dadas às questões abertas foram analisadas qualitativamente com base no referencial teórico adotado. Constatou-se que os educadores que participaram da pesquisa estão cientes de que o processo ensino – aprendizagem requer metodologias que levem a sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. A pesquisa evidência que os docentes priorizam o processo de interação e a aprendizagem colaborativa na prática pedagógica, objetivando construir assim conhecimentos com significado social através do compartilhamento de saberes da vida e saberes da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto