Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorD'Andrea, Crystina Di Santo
dc.creatorMartins, Deise Costa
dc.date.accessioned2017-07-04T13:01:21Z
dc.date.available2017-07-04T13:01:21Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3048
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper aims to bring some reflections on the role of the supervisor in school literacy practices and literacy in school and the importance of this professional action with teachers and their training, proposing alternatives, discussions and arguments entwined with the pedagogical in search the effectiveness of reading and writing in the early years. To establish an approximation of theoretical discourse with the reality of school, a questionnaire was designed, it was delivered, approximately twenty professionals working in the Municipal Esteio. The work of supervision in school literacy practices and literacy within a partnership approach, as suggested by a democratic management, will require a more unified school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSupervisor escolarpor
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleA supervisão escolar nos processos de alfabetização e letramentopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a atuação do supervisor escolar nas práticas de alfabetização e letramento na escola e a importância da ação deste profissional junto aos professores e a sua formação profissional, propondo alternativas, discussões e argumentos entrelaçados com o fazer pedagógico na busca da efetivação do ler e do escrever nos anos iniciais. Para estabelecer uma aproximação do discurso teórico com a realidade da escola, foi elaborado um questionário; o mesmo foi entregue, a aproximadamente, vinte profissionais que atuam na Rede Municipal de Esteio. O trabalho da supervisão escolar nas práticas de alfabetização e letramento dentro de uma perspectiva de parceria, como sugere uma gestão democrática, exigirá uma visão mais unificada de gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto