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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorMachado, Kátia Thaís
dc.date.accessioned2017-07-04T13:47:15Z
dc.date.available2017-07-04T13:47:15Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3049
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research monograph is characterized as a qualitative study about the Election of Directors comprehended as an essentially political phenomenon of the school. The question that guides this work is the analysis of how to handle and to develop a proposition of a democratic management according to the city enactment 3.828/11, which provides the direct indication of director and vice director of the municipal schools of education of Sapucaia do Sul (RS) by school communities. Regarding the legislation, this is a decisive instrument for democratization of the school environment. In this sense, the survey is based on, at first, a bibliographic study about the nature of democratic management, Using as a support reputed academic researchers on democracy and participation study, such Rousseau (1997 and 2002), Coutinho (2002), Bobbio (1983 and 1986), Santos (2002) and Touraine (1996). To link theory with practice, a research was also conducted, through interviews containing open-ended questions. Teachers from municipal schools and a member of teachers syndicate were enlisted and presented their ideas around the topic under discussion. The development of the research indicates that the Election of Directors of the schools is an achievement to the category, and it is also a result of a complex political and social context surrounding the municipal schools of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEleição de diretores escolarespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleDas lutas à conquista democrática: a trajetória da escolha direta dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sulpor
dc.title.alternativeFrom the democratic struggles to conquest: the trajectory of a direct choice of school directors in the municipal education system of Sapucaia do Sul (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta investigação monográfica se caracteriza como um estudo qualitativo acerca da Eleição de Diretores escolares compreendida enquanto um fenômeno essencialmente político. A questão que norteia este trabalho é a análise de como se operacionaliza e se desenvolve a proposta de gestão democrática prevista no Decreto Municipal 3.828/11, que dispõe sobre a indicação direta para as funções de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul (RS) pelas comunidades escolares. No que tange à legislação, este é um instrumento determinante à democratização do ambiente escolar. Neste sentido, a pesquisa realizada se calca, em um primeiro momento, a partir de um estudo de natureza bibliográfica acerca da gestão democrática, centrada em pensadores que têm como referenciais o estudo sobre a democracia e a participação, tais Rousseau (1997 e 2002), Coutinho (2002), Bobbio (1983 e 1986), Santos (2002) e Touraine (1996). Para vincular a teoria à prática, também se realizou uma pesquisa de campo quando, através de entrevistas contendo questões abertas, foram arrolados professores da rede municipal de ensino e o integrante do sindicato da categoria, os quais apresentaram suas concepções em torno do tema em debate. O desenvolvimento da pesquisa indica que a Eleição de Diretores escolares é uma conquista da categoria, sendo fruto de um complexo contexto político e social que envolve as escolas da rede municipal de educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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