dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Mombach, Andrea Aline | |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T15:43:06Z | |
dc.date.available | 2017-07-04T15:43:06Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3054 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to identify how the municipal school Educarte from Ernestina - RS can act to bring the local community of the school and to make its true role in society. Therefore, methodological principles used left a qualitative research involving a semistructured interview with the direction and school coordination, with two teachers from different disciplines, a parent representative, a representative of the employees and the Secretary of Education of the City of Ernestina - RS. From the reflective analysis of the data obtained in the interviews, it was possible to understand that a democratic administration, enables subjects of the school and the local community more autonomy in decision making and thus contributes to the teaching qualification. In the context of research management is realized through democratic deliberative councils, community participation in meetings and educational projects. Like all processes of democratization in construction there are still differences that need to be molded order to achieve effectively the autonomy of individuals. However, it is critical to understand that even in a globalizing society with principles, valuing the local community, assigns a value to education for social citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educação de qualidade | por |
dc.subject | Participação da comunidade local | por |
dc.title | Gestão participativa: educação de qualidade através da aproximação da comunidade local no espaço escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou identificar como a escola Municipal Educarte de Ernestina- RS pode atuar para aproximar a comunidade local do espaço escolar e construir o seu verdadeiro papel social. Para tanto, os princípios metodológicos utilizados partiram de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma entrevista semidirigida com a direção e coordenação escolar, com dois docentes de diferentes disciplinas, um representante dos pais, um representante dos funcionários e a Secretária de Educação do Município de Ernestina - RS. A partir da análise reflexiva dos dados obtidos nas entrevistas, foi possível compreender que uma gestão democrática, possibilita aos sujeitos do espaço escolar e da comunidade local maior autonomia na tomada de decisões e com isso contribui para a qualificação do ensino. No contexto da pesquisa a gestão democrática se concretiza através dos conselhos deliberativos, da participação da comunidade nas reuniões pedagógicas e em projetos. Como todos os processos de democratização em construção ainda existem divergências que precisam ser moldadas para que se concretize efetivamente a autonomia dos sujeitos. No entanto, é fundamental entender que mesmo numa sociedade com princípios globalizantes, valorizar a comunidade local, atribui à educação um valor social para a cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |