Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, João Carlos Gilli
dc.creatorManfio, Carine Girardi
dc.date.accessioned2017-07-04T15:50:50Z
dc.date.available2017-07-04T15:50:50Z
dc.date.issued2012-01-03
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3055
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper refers to research conducted by a sociohistorical analysis of the contents of mathematics required for the examinations for admission to the Junior High School, in Brazil. As research material were analyzed Brazilian schoolbooks, printed in 1966, using and enjoying the preparation for the examinations for admission to the junior high school, a content and other math problems. The sociohistorical analysis takes a deep look the books analyzed, taking into account the whole context experienced during the time when the books were used. Thus, studies have been conducted on the sociohistorical context experienced by the Brazilian society during the forty years of the entrance exams to the admission the Junior High in addition to the historical survey, through laws, these Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExames de admissãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.titleUma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásiopor
dc.title.alternativeAn analysis of contents of textbooks used in Mathematics in preparation for the entrance examination to the junior high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio, no Brasil. Como material de pesquisa foram analisados livros didáticos brasileiros, impressos no ano de 1966, utilizados na preparação para os exames de admissão ao ginásio, um de conteúdos e outro de problemas de matemática. A análise sócio-histórica lança um olhar profundo aos livros pesquisados, levando em conta todo o contexto vivido durante a época em que os livros foram utilizados. Assim, foram realizados estudos sobre o contexto sóciohistórico vivenciado pela sociedade brasileira durante os 40 anos de vigência dos exames de admissão ao ginásio, além do levantamento histórico, através das leis, desses exames no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto