dc.contributor.advisor | Mello, Carolina Iuva de | |
dc.creator | Fantini, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-05T12:10:48Z | |
dc.date.available | 2017-07-05T12:10:48Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3058 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Virtual games may involve the recreational function of teaching in geography teaching,
especially in environmental education to establish itself as a resource in motivating learning.
Therefore, this research aimed to use a virtual game on the recycling of household waste for
students in Year 6 of primary school. The specific objectives of this article seeks to (i) selecting a
virtual game that helps the teacher of geography in relation to environmental education, (ii) explain
to students in Year 6 of primary education the need and importance of the separation of household
waste , (III) to assess student learning through a questionnaire containing questions about the
activities on the virtual game and understanding of concepts. The "Game of recycling" favored the
development of skills by students as logical thinking, concentration, curiosity, motor skills and
cooperation that are extremely beneficial to the process of teaching and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Jogos virtuais | por |
dc.subject | Lixo | por |
dc.title | Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Virtual games for environmental education in basic education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia,
especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da
aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo a utilização de um jogo virtual sobre a
reciclagem do lixo doméstico para alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. Como objetivos
específicos deste artigo procura-se (I) selecionar um jogo virtual que auxilie o professor de
geografia no que se refere à educação ambiental; (II) explicar aos alunos do 6º Ano do Ensino
Fundamental a necessidade e importância da separação do lixo doméstico; (III) avaliar a
aprendizagem dos alunos através de questionário contendo perguntas sobre as atividades
desenvolvidas sobre o jogo virtual e o entendimento dos conteúdos trabalhados. O Jogo da
Reciclagem favoreceu o desenvolvimento de habilidades pelos alunos como: pensamento lógico,
concentração, curiosidade, habilidades motoras e cooperação que são extremamente proveitosas
para o processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |