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dc.contributor.advisorSiqueira, Holgonsi Soares Gonçalves
dc.creatorHenriques, Bárbara Marranquiel
dc.date.accessioned2017-07-06T14:58:09Z
dc.date.available2017-07-06T14:58:09Z
dc.date.issued2015-04-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3063
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015.por
dc.description.abstractIn the current context, where environmental issues increasingly affect our daily lives, the inclusion of the debate about the environment in television programs becomes important, since it creates an arena of public discourse for the information, knowledge and awareness of society on this issue. Thus, this work is focused on the environmental journalistic discourse and its implications for society, and it investigates if the speech used in environmental news stories is built on an interdisciplinary view of the environment. The objectives are to analyze the relation between the journalistic discourse and interdisciplinarity in environmental issues and their political implications. In order to identify devices that help in the creation or legitimization in terms of an interdisciplinary view of the environment, the critical speech analysis and the French speech analysis were used. The news stories analyzed were the most viewed during the month of May 2014 during the Globo Ecology program, which is aired by the open channel Globo Television Network. This study has highlighted part of the building process of the images of ecology-related terms, such as sustainability, forests and green economy. From the flaws in the program Globo Ecology speech, I have concluded that the environmental journalism does not address the complexity of the environment in an interdisciplinary perspective, which has political implications in terms of exercising an active and effectively critical citizenship when it comes to the contemporary environmental issues.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJornalismo ambientalpor
dc.subjectDiscurso ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleA percepção ambiental através do discurso jornalísticopor
dc.title.alternativeJournalism and environment – a discourse analysis of globo ecologiaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoNo contexto atual, em que os problemas ambientais afetam cada vez mais o nosso cotidiano, faz-se importante a inserção nos programas televisivos do debate acerca do meio ambiente, construindo-se, assim, uma arena do discurso público para informação, conhecimento e conscientização da sociedade sobre essa problemática. Sendo assim, este trabalho tem como tema central o discurso jornalístico ambiental e suas implicações na sociedade, e, busca investigar se o discurso utilizado nas matérias jornalísticas ambientais é construído sob uma visão interdisciplinar do meio ambiente. Temse, como objetivos, a análise da relação entre o discurso jornalístico e a interdisciplinaridade nas questões ambientais, bem como suas implicações políticas. A fim de identificar dispositivos que contribuam na criação ou legitimação do sentido da visão interdisciplinar de meio ambiente, utilizei a metodologia da análise do discurso crítica e francesa, ao analisar as matérias mais vistas durante o mês de maio de 2014, do programa Globo Ecologia, veiculado pela Rede Globo de Televisão em canal aberto. Esse estudo permitiu evidenciar parte do processo de construção da imagem de termos relacionados à ecologia, como: sustentabilidade, florestas e economia verde, por exemplo. A partir das lacunas existentes no discurso do programa Globo Ecologia, concluí que o jornalismo ambiental não aborda a complexidade do meio ambiente sob uma ótica interdisciplinar, o que tem implicações políticas para o exercício de uma cidadania ativa e efetivamente crítica no que tange às problemáticas ambientais contemporâneas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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