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dc.contributor.advisorLima, Frederico Diniz
dc.creatorFigueró, Luana Karina
dc.date.accessioned2017-07-11T14:33:33Z
dc.date.available2017-07-11T14:33:33Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3079
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Séries Iniciais, EaD, RS, 2015por
dc.description.abstractIn Early Childhood Education, Physical Education based - in motor stimulation activities. The engine development is sequential and continuous process related to the age at which the engine behavior changes from conception to death. The objective of this research was to compare the motor development of 12 deaf and hearing children from kindergarten aged between 4 and 5 years of both sexes, a private school linked with APADA in the city of Sapiranga. Whereas the first years of childhood are critical to the development of motor child this study was developed to relate the driving age to chronological age and present the importance of motor development in the first years of life in the acquisition of other key skills. The children were evaluated in some of the components of the development Scale Motor (EDM) proposal by Rosa Neto, in order to identify the driving age for each of these components EDM allows to evaluate six perceptual-motor components:. Fine motor skills, global motility, balance, body scheme, spatial organization and temporal organization. and also the laterality test. Because this test battery was developed for children non-deaf to the body schema test to interpret LIBRAS teacher accompanied the deaf students and the test temporal organization was not applied to the students because it was thought to listeners and not deaf students, since the task is the repetition of a phrase through the lines. from the tests it was observed that there is no difference in motor development among students deaf and hearing. Therefore, childhood is the most important step on the way to maturity into adulthood, so there is need to ensure that this period and bring favorable conditions relevant to its evolution and motor development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectSurdezpor
dc.titleUma comparação do desenvolvimento motor entre crianças surdas e ouvintes da educação infantil de uma escola privada de Sapirangapor
dc.title.alternativeA comparison between the development of motor deaf children and listeners of early childhood education of a private school Sapirangaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Séries Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoNa Educação Infantil, a Educação Física baseia – se em atividades de estimulação motora. O Desenvolvimento motor é o processo seqüencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica da concepção até a morte. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desenvolvimento motor entre 12 crianças surdas e ouvintes da Educação Infantil com idades entre 4 e 5 anos de ambos os sexos, de uma escola da rede privada vinculada com a APADA do município de Sapiranga. Considerando que os primeiros anos da infância são de suma importância para o desenvolvimento motor da criança este estudo foi desenvolvido para relacionar a idade motora com a idade cronológica e apresentar a importância do desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida na aquisição de outras habilidades fundamentais. As crianças foram avaliadas em alguns dos componentes da Escala do desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto, com o intuito de identificar a idade motora para cada um desses componentes. A EDM permite avaliar seis componentes perceptivo-motores: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. E também o teste de lateralidade. Como essa bateria de testes foi desenvolvida para crianças não-surdas, para o teste de esquema corporal a professora interprete de LIBRAS acompanhou os alunos surdos e o teste de organização temporal não foi aplicado aos alunos, pois foi pensado em alunos ouvintes e não surdos, já que a tarefa é a repetição de uma frase através da fala. A partir dos testes realizados foi observado que não há uma diferença no desenvolvimento motor entre os alunos surdos e ouvintes. Portanto, a infância é a etapa mais importante a caminho da maturidade para a vida adulta, por isso há necessidade de garantir que esse período traga condições propícias e pertinentes a sua evolução e desenvolvimento motor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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