dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Zanchin, Jaclei | |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T13:09:36Z | |
dc.date.available | 2017-07-12T13:09:36Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3090 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | Faced with the changes that occur in the educational scene related to the assessment of learning, to the pedagogical and political project and to the school management, it’s realized that these issues need to be problematical constantly by the fact they are extremely important in the formation of the student’s knowledge and a fairer and equality society. In this sense, this research sought to know which conception of the assessment in the Political Pedagogical Project (PPP) of an elementary school in the municipal schools in the countryside of Rio Grande do Sul and what the implication of this conception of assessment for the teacher’s teaching practice and of the school management. To achieve this goal, the specific objectives were defined: a) Knowing the history of school assessment and the ways of assessment; b) Understanding thole of the Political Pedagogical Project in the teacher’s practice assessment; c) Analyzing the implications of the conception of the political pedagogical project of a school, in the teacher’s pedagogical practice and in school management. Faced with this, the methodological instructions from research are characterized by qualitative approach, performed by searching like case study, production of data through questionnaire and analyzed using the technique of content analysis. From this trajectory, the research showed that the conception of assessment expressed in school PPP is the mediator and humanized type, in order to qualify the process of teaching and learning. The school PPP was / is collectively constructed based on democratic principles and the school management is present, working with teachers on appropriate topics to the assessment of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.title | A concepção de avaliação e o projeto político pedagógico: estudo de uma escola municipal de Barra Funda/RS | por |
dc.title.alternative | The development of evaluation and the political pedagogical project: study of a municipal school in Barra Funda/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Frente às mudanças que ocorrem no cenário educacional relacionadas à avaliação da aprendizagem, ao projeto político pedagógico e à gestão escolar, percebe-se que estes temas precisam serem problematizados constantemente, pelo fato de se revelarem de extrema importância na construção do conhecimento do educando e de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, esta pesquisa buscou conhecer qual a concepção de avaliação presente no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino do interior do Rio Grande do Sul e qual a implicação dessa concepção de avaliação para a prática pedagógica do professor e da gestão escolar. Para atingir esse objetivo, foram delimitados os objetivos específicos: a) Conhecer a história da avaliação escolar e as formas de avaliação existentes; b) compreender o papel do Projeto Político Pedagógico na prática de avaliação do professor; c) Analisar as implicações da concepção de avaliação presente no projeto político pedagógico de uma escola na prática pedagógica do professor e na gestão escolar. Frente a isso, os encaminhamentos metodológicos da pesquisa caracterizam-se pela abordagem qualitativa, realizada através de pesquisa do tipo estudo de caso, produção de dados através de questionário e análise destes a partir da técnica de análise de conteúdo. A partir dessa trajetória a pesquisa evidenciou que a concepção de avalição expressa no PPP da escola é do tipo mediadora e humanizada, com vistas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem. O PPP da escola foi/é construído coletivamente com base em princípios democráticos e a gestão escolar se faz presente, atuando junto aos professores sobre temas pertinentes à avaliação da aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |